Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Beach Soccer em festa com início dos Estaduais na Praça dos Namorados

Foto de Iury Demuner
Foto: Iury Demuner

Os Campeonatos Estaduais Feminino e Masculino de Beach Soccer serão abertos neste final de semana (11 e 12 de agosto), no Centro Municipal de Beach Soccer, na Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória (ES).

A primeira edição do Estadual feminino terá início neste sábado (11), às 9 horas, com o jogo entre Vilavelhense e São Pedro. A seguir jogarão: PSNE e Associação Capixaba. Já Vila Nova/Vila Velha e Anchieta folgarão.

A competição será disputada nos sábados (dias 11, 18, 25 de agosto) e nos domingos, dias 02 e 09 de setembro, nestas datas juntamente com as semifinais e final do Estadual masculino.

Seis equipes se inscreveram e foram divididas em duas chaves. A Chave A terá em ação: Anchieta, Vilavelhense e São Pedro. Já a Chave B contará com: Vila Nova/Vila Velha, PSNE e Associação Capixaba.

Vale destacar que a Associação Capixaba e Anchieta são sediados no município de Anchieta. Da mesma forma que São Pedro e PSNE são em Vitória e Vila Nova/Vila Velha e Vilavelhense em Vila Velha.

São consideradas favoritas à conquista do título: São Pedro, campeã do Metropolitano disputado no primeiro semestre deste ano, e Vila Nova/Vila Velha, que venceu o Quadrangular Estadual do ano passado, superando na final o São Pedro.
Também está cotada para subir ao pódio a Associação Capixaba, terceira colocada no Metropolitano.

Estadual masculino

O 18º Campeonato Estadual Masculino será aberto no domingo (12), às 9 horas, com o jogo entre Marechal Floriano e Vila Velha. Depois se enfrentam: Anchieta x Guarapari e Viana x Rio Novo do Sul. Santa Leopoldina folgará. O regulamento é idêntico ao Estadual feminino.

As equipes jogarão dentro de suas chaves e as duas primeiras de cada chave se classificam para a semifinal. Nesta fase será realizado o “cruzamento olímpico” com a primeira da Chave A jogando contra a segunda da Chave B. E a primeira da Chave B contra a segunda da Chave A. As duas vencedoras disputam a grande final; e as duas perdedoras, a terceira colocação.

Perfil das seleções

Anchieta – Desponta como maior favorita ao título, tendo tudo para conquistar o tetra. Manteve praticamente todo o elenco do ano passado, incluindo os campeões sul-americanos sub-20 pelo Brasil, o atacante Raphael Silva e o goleiro Gean Pietro. Outros grandes destaques são Brendo Chagas, que atua na Rússia e Juninho Bebê, que vestiu diversas vezes a camisa da seleção capixaba. Se conseguir vaga na final contará com Bruno Xavier, melhor do mundo FIFA nos anos de 2013 e 2014. Maior parte do elenco venceu o Campeonato Metropolitano defendendo o Centro de Treinamento Missão (CTM). O técnico será Erich Bomfim.

Santa Leopoldina – Uma Seleção que tentará surpreender. Contará com jogadores experientes como Jotinha e Leandrão e revelações do Circuito de Integração das Comunidades, do Juventude, Esquina e Meninos da Ilha, clubes tradicionais. O técnico será Eliandro Andrade, que tem trabalho de destaque na revelação de talentos, sobretudo na região da Praia do Suá.

Viana – Manteve parte dos atletas que chegou à semifinal no ano passado, incluindo o experiente técnico Neném Goltara, que dirigiu Serra no título da primeira edição do evento em 2000. Goltara também levou Cariacica três vezes ao terceiro lugar do campeonato e Vila Velha duas vezes ao segundo lugar. Destacam-se no elenco Edilecyr, Juninho Buru, Leandro Pereira e Juninho Mascote.

Rio Novo do Sul – Também é apontada como uma das seleções candidatas ao título. Terá a base do Rio Branco graças à parceria (por meio de projeto esportivo) desenvolvida pelo idealizador do clube de beach soccer mais antigo do Estado, o tetracampeão mundial, Bruno Malias, com a Secretaria de Esportes e Lazer do município. Destaques para o goleiro Sonaldo, eleito o melhor do Metropolitano; Digão, campeão sul-americano sub-20 pelo Brasil em 2017 e Alezyr, que estão na Hungria. Estarão em ação também Cedri Vieira, Diogo Malias e as revelações Carapina e Vinícius. Hudson Batista, vice-campeão do Metropolitano pelo Rio Branco, será o treinador.

Marechal Floriano – Campeã nas edições de 2001 e 2006, a seleção de Marechal Floriano tentará o tão sonhado tricampeonato. O treinador será Paulo Host que esteve presente, como técnico, em todas as 16 edições disputadas (em 2016, devido à falta de patrocinadores não foi realizada a competição). Host conduziu Marechal Floriano aos seus dois títulos e foi vice com Marilândia em 2010. O goleiro Marcelo, Leandrinho, Julio Cogo, Mederix, Lincoln, Ramon e Nicolas formam a base da seleção.

Vila Velha – Foi campeã somente em 2011. Jorginho da Praia, que integrou a primeira seleção capixaba (vice-campeã brasileira em 1998, ao lado de Pierre; Yang, Buru, Franco, Rafinha, Raphael, Chico, Marquinhos Cambota e Vito Capucho) será o treinador. No seu elenco constam: Erick Lyrio, considerado uma das grandes revelações da modalidade, com passagens pela seleção do Espírito Santo; Ralson, Maguinho e Dodô, todos com participações nos principais campeonatos do país defendendo o Rio Branco; o veterano Jô, campeão brasileiro em 2010 pela seleção capixaba e Rodrigo Cruz, que atuou pelos principais clubes de futebol de campo do Estado e em diversas seleções de futebol de areia.

Guarapari – Terá equipe mesclada com jovens talentos da cidade e outros jogadores de larga experiência. Pode surpreender já´que no ano passado quase chegou à semifinal realizando partidas equilibradas na primeira fase contra os dois finalistas: Vitória e Anchieta. Marquinhos Cambota que integrou a primeira seleção capixaba oficial (vice-campeã brasileira em 1998, ao lado de Pierre; Yang, Buru, Franco, Rafinha, Raphael, Chico, Jorginho da Praia e Vito Capucho) é um dos que estão à frente do projeto.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas