Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Bastidores antecipou o resultado desastroso para Magno Malta e Ricardo Ferraço

por Paulo Cesar Dutra
Ninguém acreditava nas eleições do delegado de Polícia Civil, Fabiano Contarato (Rede) e do instrutor de Segurança, Marcos do Val (PPS) e muito menos de que os senadores, Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB), fossem derrotados nas urnas pelos iniciantes em política. No dia 27 de setembro a previ essa situação, em artigo publicado aqui nesta coluna, com o título “Contarato e Marcos do Val nos retrovisores do Ricardo e Magno”.

No texto fui bem claro revelando que “o eleitorado capixaba está querendo extinguir de uma vez, só nesta eleição, a maioria das “raposas” da política, principalmente, aquelas de famílias grandes. Quando saíram as primeiras pesquisas, ninguém teve dúvida de que os senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB) já estavam reeleitos para mais 8 anos no Senado Federal. Mas na última pesquisa, as coisas mudaram e surpreenderam os maiores “bruxos” do marketing.”

“Dois candidatos ao Senado, Fabiano Contarato (Rede) e Marcos do Val (PPS) apareceram nos retrovisores do Ricardo e do Magno ameaçando as reeleições dos dois senadores. Ricardo está mais assustado, porque o Contarato já ligou a seta para ultrapassá-lo e se o motor tucano falhar, vai ficar para trás. Magno, cujo motor perde força, teme a aproximação do Marcos do Val que vem no vácuo do Contarato e a ultrapassagem pode ser dupla”. E foi!

Ontem, o resultado confirmou o que escrevi: Confira os números de votos para o Senado no ES: Votaram 2.753.585 eleitores para as duas vagas do Senado: 1º Fabiano Contarato (REDE) ficou com 31.08%  das intenções somando um total de 1.083.167 votos. Em 2º ficou Marcos do Val (PPS ) com 23.99% – 835.847 votos; 3º Magno Malta (PR) com 17.09% – 595.483 votos; e em 4º Ricardo Ferraço (PSDB) 13.43% – 467.916 votos. Foi uma decepção para quem investiu em Magno e no Ricardo.

Três vices do PH de fora
Os ex-vice-governadores Lelo Coimbra (MDB) e Ricardo Ferraço (PSDB) e o vice-governador César Colnago (PSDB) do governador Paulo Hartung (MDB) ‘dançaram’ feio nesta eleição. Uma derrota triplicada para o governador na mesma eleição.

Amaro Neto é federal
O deputado estadual Amaro Neto (PRB), que teve que engolir cobras e lagartos, traições e mais traições, mostrou mais uma vez, que é bom de voto, com trabalho próprio, e teve a maior votação para deputado federal ontem, sendo eleito com quase 181.803 votos. Em sua estreia, nas eleições de 2014, quando concorreu a deputado estadual, teve a maior votação com 55,4 mil votos. Além de Amaro os capixabas elegeram Felipe Rigoni (PSB), Da Vitoria (PPS) e Dra. Soraya Manato (PSL), Lauriete (PR). E reelegeram Sergio Vidigal (PDT), Paulo Foletto (PSB), Helder Salomão (PT), Evair de Melo (PP) e Norma Auyb (DEM).

Casagrande no 2º mandato
O ex-governador José Renato Casagrande (PSB) foi eleito pela segunda vez para o governo do Espírito Santo. Como não foi lá essas coisas no seu primeiro mandato, tem aquela frase, que ‘cachorro picado por cobra, tem medo de lingüiça’, por isso a perspectiva dos seus aliados é de que desta vez e barre pessoas estranhas no PSB, para não ter problemas na sua administração.  Renato Casagrande (PSB) ficou com 55,49%  das intenções dos eleitores, comando um total de 1.072.224 de votos. Venceu e bem no 1º turno.

PSL elege maior bancada da ALES
O PSL surpreendeu nas urnas elegendo quatro deputados, que formam a maior bancada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo – ALES. Os eleitos são o Capitão Assumção, o Coronel Alexandre Quintino, o delegado Danilo Bahiense e radialista Tourino Marques. O PSL não elegeu o candidato a governador Manato, mas por outro lado, elegeu a mulher dele, Dra. Soraya Manato, para deputada federal.

Grobo é Haddad no 2º turno
A Rede ‘Grobo’ já deu as caras no Bom Dia Brasil, mostrando de que lado está no segundo turno das eleições para Presidente da República. A jornalista Miriam Leitão deixou claro isso em seu comentário político  hoje no Bom Dia Brasil, a parcialidade que caracteriza seus comentários, onde afirmou que o PT sempre respeitou as instituições democráticas, inclusive ignorando a censura que o PT tentou impor aos meios de comunicação. E ainda chamou a performasse do Bolsonaro como tsuname político. Usa de seu cargo para tentar iludir e enganar o povo Brasileiro, e formar opinião. Isto é uma vergonha.

Para o PT, seus atos se equiparam a uma peça teatral onde deve ser representado um papel com a finalidade de enganar e iludir o povo, sem qualquer compromisso com o que fala. As palavras são apenas ferramentas para atingir um objetivo que é se apossar do poder, implantar um programa de perpetuação deste poder com aparelhamento do Estado e saque do patrimônio público. Agora a peça em cartaz é ‘sou partido de centro voltado para a família’. Essa Rede “Grobo’, não muda, para manter a Fundação Roberto Marinho!!!

Como o PT nunca venceu eleição presidencial no Espírito Santo, acredito que se o pleito presidencial dependesse apenas dos votos registrados no Estado, não haveria segundo turno. Mais de 54,7% dos capixabas que foram às urnas escolheram Jair Bolsonaro (PSL).

Irritação para votar
Os eleitores capixabas demonstraram muita irritação ao se dirigirem aos locais de votação e ficarem mais perdidos de que cachorro que cai do carro de mudança. Apesar dos esforços dos mesários e dos fiscais do Tribunal Regional Eleitoral  as pessoas demoravam muito para encontrar o local da votação e depois enfrentavam filas enormes. No 2º turno provavelmente por ser um voto só, não haverá irritações. Uma sugestão é melhorar as placas de sinalizações para informar os eleitores os locais de votações.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas