Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,234

Base da PM começa a funcionar na Piedade em 60 dias, mas comunidade contesta

Piedade3
Governo do Estado e Prefeitura querem que a base da PM funcione no Telecentro. Foto: Thais Rossi

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) quer construir uma base fixa da Polícia Militar no Morro da Piedade. Nesta segunda-feira (18), o anuncio é de que ela começa a funcionar em 60 dias, no Telecentro, localizado embaixo do CMEI Carlita Correa Pereira, na Rua Frei Antônio dos Mártires. Porém, a comunidade contesta e diz que não foi consultada sobre onde de fato ela deve ser instalada.

Leia também: Morro da Piedade vai ter base fixa da Polícia Militar

O pedido é que a base funcione no alto do Morro, próximo ao local onde morreram os irmãos Ruan e Damião Reis, no mês de março. Outro questionamento é que o Telecentro é utilizado por alunos para acesso à internet, atividades artísticas, festas de aniversário, entre outros. Desapropriar esse local é fazer com que a comunidade perca um espaço que foi conquistado com esforço.

“Estamos acompanhando a comunidade desde a morte de Ruan e Damião. O que observamos hoje é uma coisa se repetindo: o Estado, ao invés de dialogar com a sociedade para buscar soluções, de forma autoritária, quer utilizar um espaço historicamente usado para diversas atividades comunitárias, para uma base da polícia”, disse o coordenador da organização do movimento negro Circulo Palmarino, Lula Rocha.

O coordenador frisou que a comunidade não é contra a instalação da base. O pedido é que haja diálogo, o que inclui não desapropriar o espaço utilizado para atividades da comunidade: capoeira, espaço de vivência, roda de conversas, etc.

Conforme apurado pela reportagem do ESHOJE no último dia 11, diante dos acontecimentos no morro, os moradores estão deixando o local. Até o momento, 127 pessoas saíram da Piedade e 39 casas estão abandonadas.

Governo Estadual

O Secretario Estadual de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, esteve no bairro na manhã desta segunda (18), e anunciou a doação de mais três câmeras de videomonitoramento, o que vai totalizar 103 em funcionamento nas comunidades da Piedade, Fonte Grande e Moscoso.

Além disso, o secretário afirmou que a base será construída em parceria com a Prefeitura de Vitória. As responsabilidades serão integradas, entre a atuação da segurança pública e ações municipais de limpeza pública, iluminação, entre outros.

“Essa integração para o enfrentamento da violência é extremamente importante. Nós estamos aqui com a Prefeitura de Vitória analisando um imóvel municipal para que possamos estar instalando a base fixa da Polícia Militar na Piedade”.

Prefeitura

Já o Secretario Municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, disse que diante da urgência dos acontecimentos, vai conversar com a comunidade sobre o funcionamento da base. Ele anunciou também o cabeamento de fibra ótica e instalação antena de wifi na região.

Sobre o que será feito das casas abandonadas pelos moradores, o secretario disse acreditar que com a retomada da segurança nos próximos meses, muitos deles retornarão para a Piedade. Afirmou também que o Telecentro vai funcionar em outro lugar.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas