Dólar Em alta
5,016
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Barulho de fogos de artifício assustam algumas crianças. Saiba os cuidados nesta situação

Com a chegada do réveillon vem também fogos de artifícios que causam barulhos capazes de assustar as crianças e tomá-las de medo. Segundo a médica Christiani Laignier Moraes, essa situação é normal, pois o sistema emocional das crianças ainda não dá conta de compreender muito bem algumas informações recebidas.

Veja o que ela fala do assunto e quais cuidados pais e responsáveis devem ter.

Em que fase as crianças têm medo de barulho?
Sentir medo de barulho costuma aparecer por volta dos 2/3 anos, na fase em que as emoções começam a se transformar em imagens como balão, fogos de artificio e trovão. Essas imagens ficam armazenadas na cabeça da criança, aparecendo de vez em quando para assustar. O medo se instala e a criança tem dificuldade em seguir tranquilamente a sua rotina.

Como as crianças reagem ao medo?
Cada criança vai reagir ao medo de uma maneira e os sintomas mais comuns são coração acelerado, suor nas mãos e dificuldade para dormir. As reações comportamentais podem prejudicar a rotina da criança e da família.

Como os pais podem ajudar?
Os pais devem auxiliá-las nessa compreensão dos medos da nossa reação, do respeito e empatia com o que a criança está sentindo. Entender a percepção das crianças para lidar e compreender os motivos daquele medo.

Os fogos podem ser prejudiciais também a saúde das crianças?
Sim. O som forte produzido por esses artefatos pode causar danos irreparáveis na audição, como perda auditiva severa ou bilateral temporária ou ainda, nos casos mais graves, irreversível. O principal sintoma de que algo está errado é o aparecimento imediato de zumbido. As crianças podem manifestar no choro o que estão sentido, mas o pior é que na maioria das vezes os pais não se dão conta do estrago que os fogos podem ter acarretado ao sistema auditivo de seus filhos.

Quais os cuidados que os pais têm que ter com as festas de fim de ano?
É importante manter as crianças longe dos fogos, uma vez que o ruído – principalmente o dos rojões – pode atingir mais de 120 decibéis, mesmo a uma distância superior a três metros de onde o artefato está sendo aceso. O limite seguro de exposição aos sons, recomendado por especialistas, é de 85 decibéis. O ideal é não levar os pequenos para locais onde há queima de fogos; porém, se for inevitável, é importante que eles fiquem o mais afastado possível.

Caso seja inevitável levar as crianças, o que os pais podem fazer em relação ao medo?
Os pais podem conversar com as crianças antes das festividades mostrando vídeos ou fotos dos fogos de artifícios para ambientizar a criança no contexto das festas e das comemorações. As crianças ficam mais tranquilas e mais seguras sabendo o que vai acontecer.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Eu não sei o que fazer com esse medo . Desde que eu nasci eu tinha medo de fogos de artifícios de bombas , minha mãe não sabe o que fazer , guando chegava o ano novo , natal , festas eu colocava minhas mãos nos ouvidos . Meu pai ficava bravo comigo . Eu só quero parar de ter medo , meu pai falava que os fogo artirfios não faz nada que é minha cabeça , mas eu não sei o que fazer meus não tem dinheiro para pagar uma pisciquiatra pra mim . Se alguém poder me dar algumas dicas para mim eu preciso por favor . Eu só quero ser uma pessoa normal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas