Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Bandeira, pavilhão, o símbolo maior

Max e ThaisHoje venho trazer para vocês algumas dicas e curiosidades sobre o símbolo maior de uma escola de samba: a bandeira, também chamada de pavilhão. Ela possui tanta importância que sua condução é um dos quesitos julgados no desfile, com protocolos e regras próprias, algumas bem específicas de cada escola a que pertence.

Mas também é onde está concentrado todo amor e respeito de uma comunidade. Isso porque a bandeira trás o emblema da escola e suas cores, símbolos que tomarão conta das quadras, desfiles e objetos de comercialização e divulgação da escola de samba. Algumas bandeiras também podem conter o ano de fundação ou desenhos que representem a quantidade de campeonatos conquistados.

E são os casais de mestres-salas e porta-bandeiras os responsáveis por zelar e conduzir esse símbolo, não só nos ensaios, mas, especialmente, no dia do desfile. Tanto que existe a figura de segundos e até terceiros casais para o caso do primeiro casal estar impossibilitado de desfilar!

associacao coletivo do sambaE o que se avalia nos casais? Além da beleza do bailado, da coreografia perfeita e do figurino impecável, podemos afirmar que alguns outros elementos surpresas também, afinal, quem é que entende cabeça de jurado? Eu gostaria de ser o Grilo do Pinóquio para conseguir “entrar” na cabeça desses jurados!

Para colaborar com a coluna, com algumas dicas para ajudar principalmente os casais que passarão pela primeira vez na avenida, convidei a representante Ala Lucia Mello da “Associação Coletivo do Samba”, que tem oferecido um curso de formação próprio para mestres-salas e porta-bandeiras no Espírito Santo:

· Fiquem sempre atentos ao tempo e ao cronômetro na passagem da avenida, o tempo também é um importante fator na cabine dos jurados;

· Quanto ao figurino é importante estar em sincronia com ateliê, confira todos os detalhes e as funcionalidades das ideias;

Tatu e Alana· Para suportar o peso da roupa de desfile o casal precisa manter o condicionamento físico, a saúde e a estrutura corporal, pois o peso da fantasia pode chegar a 35 kg e, se chover, essa quantia se multiplica;

· Caso aconteça algum problema na avenida e seja necessária a substituição do primeiro casal, faça-o imediatamente para que afete o mínimo possível nas justificativas dos jurados;

· É importante o acompanhamento da equipe (Mestre de Cerimônia, harmonia e apoios) desde o início, e nos ensaios técnicos, inclusive, para que coordenem toda apresentação e possam melhor trabalhar com os imprevistos.

Agora, como sou dessa que gosta de visitar quadras e prestigiar todas as escolas de samba, vou dar 10 dicas baseadas em observações e considerações pessoais.

Fiquem atentos foliões, casais e agremiações!

1. O respeito ao pavilhão é o fio condutor para qualquer assunto relacionado aos casais de mestres-salas e porta-bandeiras;

2. A bandeira pode ser apresentada para integrantes da escola e autoridades. Então, por favor, retirem chapéu, boné e copos de bebida. Evitem estar de bermudas. Este é um momento solene. Ah! E não se esqueçam, o beijo na bandeira deve ser dado com a mão por cima, pois não seria legal deixar marcas de batom ou gordura no lugar;

3. Amigos figurinistas e donos de ateliê cuidado para que nossas porta-bandeiras não mostrem demais. É quase obrigatório o uso de um shortinho por baixo da saia! E evitem tomara que caia ou transparências em excesso;

4. Diretor de quadra e eventos que tal concentrar o momento da apresentação apenas no casal e na exibição do seu pavilhão? Vamos evitar que outros segmentos estejam no palco ao mesmo tempo;

encontro de casais5. Adoro a experimentação do tradicional com modernidade, mas cuidado! A bandeira não pode tocar o chão! Bater no rosto do público, também não é legal…

6. Mestre-sala faça seu riscado, dê seu show, entretanto, lembre-se de não dar as costas nem se afastar por demais da bandeira;

7. Porta-bandeira fique atenta ao seu pavilhão. Se em quadra ele estiver no suporte, solicite ao seu Mestre de Cerimônia ou algum Diretor da agremiação que se porte ao lado dela. Assim, nenhum folião desavisado pegará sua bandeira para usá-la de forma indevida;

8. Mestre de cerimônia não pode querer brilhar e chamar mais atenção do que o casal. P.S: É nesse ponto que dou um puxão de orelha em mim mesma. Juro que estou trabalhando para obedecer a esse ponto. Juro mesmo!

9. Se por acaso algo errado acontecer, como por exemplo, o Mestre-sala escorregar e cair, Sr. Folião aplauda fervorosamente! Pois ele dedicou muito treino e suor para fazer um belo show. Errar é humano! Garanto que o Mestre-sala levantará ainda mais motivado;

10. Ame incondicionalmente seu pavilhão. Olhe para ele com a devoção que ele merece! Pois ali estão concentrados os corações de incontáveis foliões e amantes do samba que carregam de energia positiva a sua escola.

Lembrem-se estas são apenas minhas sugestões. Palpites que, às vezes, muitas pessoas também gostariam de falar. Porem, cada agremiação estabelece seu protocolo mediante as suas tradições.

Para manter afinadas as conversas entre as agremiações sobre este quesito, sugiro que coloquem em sua agenda de inicio de ano o “Encontro de Bandeiras”, dia 05 de janeiro, na Boa Vista, pois Vanessa Benittez e Bruno Simpatia, como sempre competentes, prometem fazer um grande evento. E no dia seguinte, 06 de janeiro, a “Associação Coletivo do Samba” recebe Mestre Dionísio, em Vila Velha. Não há palavras para definir esse profissional da dança e mestre da cultura, por isso, sugiro que estejam todos na sua aula.

Vou ficando por aqui, amantes do samba. Tem outros encontros previstos na agenda desses casais e prometo acompanhar tudo bem de perto. Até breve!

Marina Zanchetta
Marina Zanchetta
Marina Zanchetta é pedagoga, poetisa e compositora de samba enredo. Amante do carnaval, participou como foliã, integrante de harmonia, ala coreografada, ala de baianas, além de voluntária em barracão de fantasias e carros alegóricos. Atualmente é Mestre de Cerimônia de casais de mestre-sala e porta-bandeira.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Prezados Boa Tarde, Eu posso dizer que Matéria bacana no crescimento do carnaval capixaba.
    Uma Matéria completa Marina, tenho certeza fez com Alma e coração de sambistas, cerimonalista, aluna.
    Porquê na vida somos assim né uma troca de informações, um movimento novo, uma palavra de carinho.
    Bom em nome da associaçãocoletivo do samba ES.
    Já claro já sei as palavras do Mestre Manoel
    DionísioRj
    Diga Aplausos!
    Que Bacana cada dia nosso projeto dar um passo a frente e com reconhecimento e muita ajuda nosso objetivo será sempre em prol do carnaval.
    #vemprocarnavalvitoria
    Ana Lucia Mello

    • Ana Lúcia essa é uma síntese de pouco que aprendi durante esses anos, observando e trabalhando com casais de MS e PB espero ter colaborado com o público que chega agora em nosso Carnaval. E também os que estão iniciando na arte do bailado.

  2. Adorei o texto Marina, altamente esclarecedor, principalmente para quem acha tudo lindo, mas não entende as “cabeças dos jurados”!!! O amor e respeito, que você tem pela sua escola ficou evidente neste belo texto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas