Dólar Em alta
5,167
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em alta
5,167

Banco do Espírito Santo caiu no “golpe das tampinhas”

Por Paulo Cesar Dutra

O Banco do Estado do Espírito Santo – Banestes – prefere manter-se em silêncio a respeito dos R$ 57 milhões (valores de 2007) que perdeu no “Golpe das Tampinhas”, onde “nele se ganha ou nele se perde”.  A Justiça de São Paulo ao decretar na semana passada a falência do grupo sucroalcooleiro Infinity Bio-Energy, simplesmente bateu o martelo de que o Banestes levantou a “tampinha” errada e perdeu, todo o dim-dim, que emprestou sem nenhuma garantia para os “aventureiros do etanol”, exímios jogadores de tampinhas.

O golpe contra o Banestes aconteceu no dia 3 de março de 2007, na Residencia Oficial do Governo do Estado na Praia da Costa, em Vila Velha, onde o representante do Infinity, o executivo Sérgio Thompson-Flores, recebido com tapete vermelho pelo governador Paulo Hartung e assessores,  destacou que encontrou no Espírito Santo um “ambiente fértil” para a realização de investimentos e disse, sorrindo:  “aqui encontramos vantagens competitivas e um Governo local com seriedade e competência, que possibilita a concretização desse empreendimento, com responsabilidade social e ambiental”.

A solenidade que marcou o anúncio dos novos investimentos contou com a participação do governador Paulo Hartung, do presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES, Guerino Zanon, do vice-governador Ricardo Ferraço, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Guilherme Dias; dos sócios e diretores do Infinity e da Disa; além dos prefeitos de Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pinheiros, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário, municípios que seriam diretamente beneficiados pelos investimentos. Testemunha era o que mais tinha!E poucos sabiam que o governo e o Banestes estavam caindo no “golpe das tampinhas”.

O Infinity ganhou na maior moleza R$ 57 milhões, sem fazer nenhum gasto, porque tudo foi pago pelo anfitrião. No ano seguinte, com o Norte e o Noroeste esperando a consolidação do desenvolvimento alcooleiro, como havia dito no ano anterior o governador:  “queremos criar uma base econômica que vá além da indústria do petróleo e do gás natural”. Mas o que chegou lá foi apenas o desenvolvimento da falência das usinas de etanol e da quebradeira dos fornecedores. Faliu o distrito de Cristal, em Pedro Canário, que até o garoto que vendia picolés para refrescar  os “aventureiros do etanol” ficou sem receber. De quem é a culpa!Do menino do picolé!!!

Polícia despreparada
A morte do jovem Diogo Belentani, de 21 anos, em Araçatuba, em São Paulo, mostra como a polícia é despreparada no Brasil, para lidar com a arma no punho. Diogo, filho de tenente-coronel da PM paulista, estava  na festa na casa dele, quando um amigo dele da PM, foi lhe mostrar uma pistola ponto 40, e matou o jovem com tiro acidental. É porque os policiais têm mania de mostrar as armas para outras pessoas, apontando para elas. É sempre assim. Arma, mesmo que descarregada tem que ficar apontada para o chão quando o policial ou cidadão comum a exibem para alguém.

Oposição onde!
É já tem eleitor falando nas ruas do Estado que o deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) não é mais aquele. Será que se encantou com os “feitiços” do governador Paulo Hartung (PMDB). Espero que isso seja mentira.

Rose na área
A senadora Rose de Freitas (PMDB) está na área e marcando sob pressão. É candidatíssima ao Governo do Estado em 2018.

Sumiço ou descanso
O ex-governador Renato Casagrande (PSB) não é mais visto no Estado fazendo vídeos das suas obras que eram publicadas no facebook. Sumiu ou está descansando!

80 anos de Ferraço
Em novembro próximo, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) completa 80 anos de vida. Vai haver uma festa de arromba, com a presença do Roberto Carlos, em Cachoeiro de Itapemirim. Será que ele vai convidar o governador Paulo Hartung (PMDB). Este rompimento, não deve demorar muito não pois segundo nos bastidores, o senador Ricardo Ferraço (PMDB) está cuidando desse reencontro.

Oh loco
Na semana passada, depois do juiz federal Sérgio Moro sentenciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão, o prefeito de São Paulo, João Doria chamou o petista de “sem vergonha”, “mentiroso” e a ex-presidente Dilma Rousseff de “anta”, em um evento político na divisa entre a capital e São Bernardo do Campo, cidade que foi berço do PT e onde reside Lula.

Oh loco II
“O povo de São Bernardo sabe quem é o mentiroso e sem vergonha do Lula”, disse o tucano. “Os petistas não sabem o que é trabalho porque têm o espelho do Lula, que é o espelho da vagabundagem de quem trabalhou oito anos na vida e depois viveu das benesses do poder, dos amigos e do dinheiro de empreiteiras. Nós preferimos acordar cedo e trabalhar”, disse o tucano.

Articulações do Maia
Todo mundo já enxergou as articulações mais sérias sobre quem pode assumir o Planalto caso o presidente Michel Temer (PMDB) venha a perder o mandato. Isso porque “a avaliação geral é que Michel Temer será abatido pela denúncia do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

Para as calendas
No fim de abril, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal – STF proferiu polêmica liminar em HC para soltar o ex-milionário Eike Batista, por constrangimento ilegal na custódia do empresário. Até o momento, não há previsão do habeas ser levado para a 2ª turma referendar (ou não) a liminar. (HC 143.247)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas