Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Banco de Alimentos terá produtos adquiridos dos pequenos agricultores capixabas

Feira de Produtos Orgânicos na Praia do Suá
Feira de Produtos Orgânicos na Praia do Suá

Os alimentos, preferencialmente orgânicos, serão adquiridos diretamente de pequenos produtores capixabas e abastecerão as dispensas dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como os acolhimentos de crianças e adolescentes, os serviços voltados para população de rua, as famílias assistidas pelos Cras, os Cajuns e os CCTIs, além de serviços de saúde e de segurança pública.

A aquisição de produtos da agricultura familiar, como frutas, verduras, ovos, pães e biscoitos, foi viabilizada pelo Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA), da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que vai transferir R$ 260 mil ao longo de um ano para a Semas.

“Ao adquirir alimentos de pequenos agricultores do nosso Estado, estaremos fomentando a economia junto a essas famílias do campo e, ao mesmo tempo, estaremos trazendo produtos de qualidade para as famílias assistidas pelos equipamentos da Assistência Social. Ou seja, vamos fomentar tanto a economia como a segurança alimentar e nutricional em nossa região”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Projeto aprovado

“A Secretaria apresentou um projeto do Banco de Alimentos e foi aprovada no programa estadual. Os agricultores cadastrados têm um perfil socioeconômico bem específico: são beneficiários do Programa Bolsa Família, preferencialmente mulheres, assentados de reforma agrária, pescadores artesanais, indígenas, pomeranos, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais”, explica a gerente do Banco de Alimentos, Layla Daud Siqueira.

Participam do Projeto Compra Direta de Alimentos famílias de agricultores inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CADÚnico, e possuidoras de Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo Layla, a Semas vai publicar uma chamada pública, já neste segundo semestre, para cadastrar agricultores fornecedores dos alimentos. “Porém, o pescado será adquirido de pescadores do município mesmo”, explicou. O contrato com a Setades valerá até outubro de 2019.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas