Dólar Em alta
5,015
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,015

Bancários se reúnem com representantes dos bancos para novo acordo

Jheniffer Sodré – [email protected]

Depois de 22 dias em greve, os bancários podem retornar ao trabalho ainda nesta semana. A expectativa é do presidente da Associação dos Representantes de Bancos do Espírito Santo (Arbes) Jorge Eloi. Representantes da categoria e das agências bancárias estão reunidos desde o início da manhã desde quinta-feira (10) e ainda não chegaram a um acordo.
A nova rodada de negociações foi marcada após as assembleias dos sindicatos rejeitarem a proposta de reajuste salarial de 7,1% e de aumento do piso em 7,5%, apresentada pelos bancos na última sexta-feira (4). Para o Sindicato dos Bancos do Estado, os valores apresentados pela proposta são insuficientes.
Durante a paralisação, 268 agências ficaram fechadas ? 162 na Grande Vitória e 106 no interior. Entre as agências da Região Metropolitana foram 34 da Caixa Econômica, 47 do Banestes e 39 do Banco do Brasil. No interior, foram 34 da Caixa Econômica, 10 do Banestes, 51 do Banco do Brasil e 4 do Banco do Nordeste. Em todo o Estado, todas as 49 agências privadas aderiram à paralisação nacional. No Brasil, o número de agências em greve ultrapassou os 11.700.
Banestes volta a funcionar nesta quinta-feira (10)
Após 21 dias de greve, os funcionários do Banestes aprovaram o acordo coletivo com o banco e voltaram a trabalhar nesta quinta-feira (10). A decisão foi tomada pelos bancários durante assembleia realizada na noite da última quarta-feira. Com o acordo, a categoria passa a ter um aumento de 10,46% no tíquete alimentação e refeição, além da extensão dos tíquetes para os bancários afastados pelo INSS por até 18 meses, e reajuste salarial.
“É o terceiro ano consecutivo que a mobilização dos banestianos garante conquistas importantes. Essa foi uma greve forte, com grande adesão dos bancários. Ainda temos itens que não foram contemplados, mas saímos vitoriosos desse processo de mobilização”, destaca o diretor do Sindicato dos Bancários/ES Jessé Alvarenga.
Um dos itens inclusos na contraproposta foi a isenção de tarifas bancárias para contas correntes de empregados ativos, acrescida da isenção da tarifa de anuidade do Banescard, além de seleção interna para todos os cargos, menos os de gerente geral e coordenador. A compensação dos dias de greve será feita na proporção de 50% da que for definida na Convenção Nacional dos Bancários.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas