Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Bancários, professores, rodoviários: veja quais categorias vão parar na sexta (28)

Foto: divulgação
Foto: Divulgação

A três dias da greve geral contra a reforma da Previdência e trabalhista propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB), várias categorias da Grande Vitória orientam os funcionários a aderirem a manifestação nesta sexta-feira (28). A mobilização, marcada para começar a meia noite, pode afetar shoppings, supermercados, bancos e portuários.

Os trabalhadores que atuam no comércio atacadista e varejista também anunciaram que vão parar 100% de seus filiados. Segundo o Sindicato dos Comerciários, serão paralisados em torno de 20 mil estabelecimentos, o que envolve aproximadamente 70 mil trabalhadores. A recomendação também é para os funcionários dos Shoppings da Grande Vitória, que se aderirem, afetará o funcionamento de lojas, quiosques e área de lazer dos estabelecimentos.

Hotéis, Motéis, Cozinha Industrial, Bares, Restaurantes e Similares do ES também podem ser afetados pela mobilização. O presidente do Sintrahotéis, Odeildo Ribeiro dos Santos, diz que cerca de 26 mil trabalhadores estão sendo orientados a participarem da manifestação, envolvendo em torno de 7200 mil estabelecimentos.

Durante o dia da manifestação apenas 30% da frota dos ônibus da Grande Vitória deverá circular, segundo o Sindirodoviários, que representa a categoria dos motoristas e cobradores de ônibus. A paralisação começará à meia noite de sexta e irá durar até às 29h59.

Confira outras categorias que irão participar da mobilização:

Portuários– Os portuários de todas as categorias aderiram à greve geral e as atividades em todo o complexo portuário do Estado serão paralisadas por 12 horas, sendo das 7h às 19h.

Policiais Civis- A categoria está sendo convocada pelo sindicato a participar de uma assembleia extraordinária, que durará das 9h às 17 horas. A Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou, por nota, que acompanhará o movimento com efetivo suficiente para garantir a ordem e a segurança.

Professores- Os filiados ao Sindicato dos Professores da Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) definiram que vão parar.

Taxis – O Sindicato Profissional dos Motoristas de Táxi no Estado do Espírito Santo (Sinditavi), confirmou o apoio da categoria, mas a adesão será opcional. Também já anunciaram adesão ao movimento nacional os bancários, comerciários e rodoviários, garis.

Motoboys – O Sindimotos informou que os motoboys também vão parar na sexta-feira (28).

Correios – O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Espírito Santo (Sintect – ES) informou orienta que todos os trabalhadores parem as atividades às 0h do dia 27 por tempo indeterminado. A expectativa é que mais de 300 deles sejam favoráveis.

Aeroportos – O Sindicato Nacional dos Aeronautas, que representa pilotos e comissários de bordo, informou que a categoria está em estado de greve. O Sindicato dos Aeroviários do Espírito Santo informou que, apesar de apoiar a greve, as atividades no Aeroporto de Vitória serão mantidas. A paralisação vai acontecer em aeroportos do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Fortaleza.

Construção Civil – Segundo o Sintraconst, os trabalhadores da construção civil vão aderir à greve geral.

Sindsaúde-ES – O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Espírito Santo (Sindsaúde-ES) irá participar da Assembleia Geral Unificada e do ato público contra a proposta de reforma da previdência e trabalhista, que acontecerá na sexta-feira (28), às 9h, em frente a Secretaria da Fazenda (Sefaz). O ato seguirá até a sede da FINDES, na avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. O Sindsaúde vê as reformas como a precarização das relações de trabalho e um retrocesso aos direitos dos trabalhadores. “Nossa luta é por um SUS do povo, de qualidade e que priorize as relações humanas”, informou em nota.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas