Dólar Em alta
5,161
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
31ºC

Dólar Em alta
5,161

Bancada defende Alfândega do Porto em reunião com Ministro da Fazenda

WhatsApp Image 2017-12-05 at 16.38.22A Bancada Capixaba, coordenada pelo deputado federal Marcus Vicente (PP), se reuniu na manhã desta terça-feira (05) com o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e com o presidente do SINDIEX, Marcilio Rodrigues Machado, para Audiência sobre a perda da autonomia da Alfândega da RFB do Porto de Vitória.

Na reunião, a bancada entregou para o ministro um documento assinados pelos senadores, senadora, deputados e deputada demonstrando a necessidade de se manter a estabilidade, atratividade e desburocratização das operações de comercio exterior no Estado do Espírito Santo.

Demonstraram também os motivos para que a decisão fosse cancelada, pois os portos do Espirito Santo são responsáveis por escoarem mais de 25% do volume total das exportações brasileiras; os portos do Espírito Santo responderam nos últimos 5 anos, pela maior movimentação de carga do Brasil; no mesmo período também movimentou valores, sendo o terceiro maior montante consolidado de exportações e importações do país.

Marcilio Rodrigues Machado, presidente do SINDIEX, se mostrou preocupado pela decisão, que levaria à perda da competitividade no setor. “Ressaltamos a importância do comércio exterior para o Espírito Santo e manifestamos que não podemos perder competitividade no setor”, finalizou.

Já o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicou que a decisão visa racionalizar os recursos e agilizar todos os processos na Alfândega do porto de Vitória. “O porto de Vitória não irá perder autonomia, pelo contrário, todo este processo visa dar mais produtividade e agilidade ao trabalho dos portos como o de Santos (São Paulo), Rio de Janeiro e Bahia, diminuindo o tempo de burocracia”, disse.

O deputado federal Marcus Vicente afirmou que espera que esta decisão não deixe o Estado do Espírito Santo perder competitividade. “Toda mudança para melhor é bem-vinda, claro que estamos preocupados com esta decisão, em que o Porto de Vitória poderá perder autonomia, mas se for para ganharmos agilidade e mais produtividade, e que isso traga menos custos para a Receita, assim como em outros portos, será válido. Vamos acompanhar o caso”, sentenciou Vicente.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas