Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Bairro em apuros: bandidos entram em prédios para roubar bicicletas

Karen Manzoli
[email protected]

assalto em Jardim CamburiOs moradores de Jardim Camburi, em Vitória, estão assustados com a insegurança no bairro.  Além de assaltos nas ruas, bandidos estão ousados e entram em edifícios para furtar carros e outros bens. Um vídeo, das câmeras de monitoramento da última quinta-feira (17), mostra o roubo de duas bicicletas, dentro do bicicletário de um prédio. Assista o vídeo com a ação dos bandidos no final da matéria.

“A situação está fora do normal. A gente não tem mais segurança nem dentro de casa. Na última semana uma moradora foi perseguida dentro do prédio, onde teve sua bolsa, com documentos e tudo mais, e o carro levados. O bandido foi abusado, pois entrou, segurou o elevador e tirou as coisas da vítima. Eu fui assaltada na porta do meu edifício,  quando esperava minha filha entrar em um Uber. É algo desesperador”, relatou Regina Rosa.

Para o presidente da Associação de Moradores de Jardim Camburi (ACJAC), Enoque Sampaio, destaca ainda que a associação está cobrando do Governo do Estado e dos órgãos competentes, uma reunião a fim de encontrar uma solução definitiva para resolver os problemas de segurança pública no bairro. “Porque os índices de insegurança aqui realmente estão altos. Os dados de surtos em prédios eu não tenho exatamente, mas os de carros, por exemplo, passam de 60 somente no primeiro semestre deste ano”, afirma.

Segundo ele, o aumento dos casos sensibilizou a Polícia Militar, que aumentou o efetivo no bairro. Contudo, ele diz que os militares estão “enxugando gelo”. O número de PMs dobrou depois da criação da 11°Cia Independente da Polícia Militar. “Estamos chegando à conclusão de que a PM está fazendo o trabalho dela, mas é como enxugar gelo: a legislação atual faz com que a pessoa que foi presa cometendo delito seja solta rapidamente. E, como normalmente roubar é a única coisa que ela sabe fazer na vida e ela não é devidamente punida, ela volta para o crime”, afirma.

Segundo o presidente do Movimento Jardim Camburi Merece Mais, Evandro Figueiredo, a tática usada para os crimes, é recorrente entre os bandidos e tem acontecido com frequência. “Eles suspendem o portão eletrônico, para que saia do trilho e em seguida entram no prédio, vão até os bicicletários e arrombam o cadeado. Em seguida, colocam o portão no lugar, e saem por ele. Somente no dia seguinte, ou quando o morador vai usar a bicicleta, é que ele se dá conta. Nos últimos 15 dias foram registrados seis roubos de bicicletas assim”, explica.

Ele informa também que é possível evitar a ação soldando a trava no portão, e assim, impedindo o acesso a parte interna dos prédios. “Diante disso, nós estamos tomando duas iniciativas, que é pedir policiamento reforçado na madrugada, e estamos também orientando os síndicos a soldarem os portões, para que a gente possa tentar coibir esse tipo de assalto”, destaca.

Ele comenta ainda que um possível fator que contribuiu para o aumento dos assaltos, foi à extinção de muitos cargos de porteiro nos prédios. “A maioria dos prédios tem tirado porteiros para reduzir custos, então isso também facilita a ação dos bandidos”, conta. Caso algum morador tenha seja lesado por essa ação ou presencie a cena, Evandro pede ainda que ele denuncie à polícia através dos 190 e dos 181.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas