Dólar Em baixa
5,121
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,121

Bactéria que vitimou adolescente faz parte da pele

Lara FurnoA bactéria Staphylococcus Aureos, que vitimou a adolescente Lara Furno, 14,  faz parte da flora existente na pele do organismo. Mas no caso da menina, foi um tipo muito resistente a antibióticos e adquirido fora do hospital, de acordo com o Infectologista Paulo Peçanha. “Isso se tornou um agravante no caso da Lara. Entrou por via inalatória e chegou ao pulmão após ela ter adquirido uma gripe. Acabou se aproveitando da fragilidade do organismo”, explicou.

A médica pneumologista Jéssica Polese diz que essa bactéria não é rara de se encontra na comunidade. “Ela é super resistente, provavelmente resultado do uso indiscriminado ou muito uso de antibióticos. Normalmente, essas infecções comunitárias são mais brandas, mas elas estão surgindo de forma mais agressiva e você não consegue tratar com os antibióticos que normalmente tratariam essa doença”, explica.

Para prevenção contra essas super bactériasa especialista diz que o mais importante é nunca tomar antibióticos indiscriminadamente. “A automedicação é muito preocupante porque os antibióticos vão atingindo primeiro as bactérias mais fracas. Se a medicação for interrompida, as bactérias mais fortes continuam ali e ganham resistência àquele medicamento. Numa próxima infecção o antibiótico não fará mais efeito”, detalha.

De acordo com a família, Lara era estudante do 1º do ensino médio no Centro Educacional Primeiro Mundo, em Vitória. Na última quinta-feira (30) ela passou mal e foi levada para casa pelo pai. À noite, apresentou as pontas dos dedos roxos porque não conseguia oxigenar. Foi quando a família correu com ela para um hospital, onde a menina foi sedada e entubada já em estado muito grave. Ela faleceu três dias, às 2h50 de domingo (2), após sofrer uma parada cardíaca no Hospital Unimed Vitória.

Segundo o estudante de medicina, Felipe Furno Frinhani, irmão da adolescente, a princípio chegou a ser cogitada a possibilidade de uma supergripe provocada pelo vírus H1N1. Mas um exame de sangue realizado ainda no domingo descartou essa possibilidade. “Essa bactéria é comunitária. Não existe contaminação especifica. A Lara não viajou. Se contaminou e poderia ter acontecido com qualquer um”.

Ele explicou ainda que foi muito rápido e a família ainda não sabe exatamente o que aconteceu. “Ela tinha um quadro de síndrome respiratória aguda desde domingo. Foi ao hospital duas vezes e diagnosticada com doenças que não tinham nada a ver com o quadro de saúde real: rinite no domingo e bronquite na madrugada de quinta-feira”.

Felipe comentou ainda que não questionou o erro porque viu a radiografia na quinta-feira de manhã. “Nas duas vezes foi receitada medicação. Vi o raio-x e ela não tinha nada, estava tudo normal. Mas a noite já estava uma coisa absurda. Em menos de 24h o quadro foi de normal para catastrófico. Também não foi uma morte súbita porque a Lara ficou 48h na UTI. Foi muito agudo”.

Lara faleceu um dia antes de completar 15 anos, e foi enterrada na presença de 500 pessoas no último domingo, no cemitério de Santo Antônio, em Vitória. Em uma rede social, Felipe Furno comentou que a menina distribuiu muito amor e deixou uma marca que tempo nenhum será capaz de apagar. “Ela era a caçula da família, a bebê de todo mundo. Fazíamos tudo por ela. Metade de nos foi embora junto”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Nos últimos tempos, se tornou normal o uso de antibióticos, sempre fui e seu contra esses venenos… mas hoje em dia, as bactéria estão em todos os lugares, é nós objetos em alimentos, no ar, enfim… precisamos nos cuidar mais: por exemplo não andar descalços em certos lugares, lavar as mãos várias vezes com bastante sabão, higienizar bem as frutas, verduras, não comer alimentos passado da validades principalmente os derivados.
    Outro exemplo que no tempo dos avós mais antigos, sempre nos ensinava que não tomasse banhos mornos ou quentes, e apanhar ventos pois poderia gripar e levar a peneumunia. Crie meus filhos só com chasinhos e nunca adoesseram. Nunca fiquei com os bebês no sereno nem garoa, sol fora da hora ou tomar banho depôs das refeições. Hoje poucas pessoas se preocupam com isso. Carrguei pra sempre os ensinos de meus avós, pais e até mesmo pessoas mais velhos que não eram da familia. Hoje em dia os pais jovens, acham tudo isso caretice e muitas vezes dizem que não nos devemos nos entremeter com os cuidados dos filhos dos outros… quão maravilhoso era nos ouvir os ensinamentos de nossos avós , pais ou com outros mais velhos mesmo não sendo da família. Fico tão triste! Quendo vejo que já não existem mais esses cuidados de pais. peço a Deus que conforte os corações dessa família que perderam a jovem filha…

  2. Eu como mãe e com esta dor no coração ,e verdad leva uma parte da familia junto, aquí vai meu centímentos.Eu com lágrima a 17 anos sim minha filha linda fiel crent e em Deus.

  3. Minha filha também teve essa bactéria, também se alojou nos pulmões, ela drenou os dois. Também foi tudo muito rápido, ela começou com dores no abdomem e fomos durante cinco dias ao cias e nada foi constatado. No quinto dia ela já estava com uma pneumonia, no outro foi direto para o CTI. Mas não sei se não era o momento, mas acho que foi um milagre de nossa Sra Aparecida, pois minha filha está aqui junto de nós, isso já tem 10 anos. Não teve sequela, pois quando vive, muito difícil não ter. Uma moça linda, de quase 22 anos. Acredito que foi milagre, pois depois de drenar os pulmões, a febre insistia. Eu, mãe, desesperada fui chorar e pedi. Fiz uma promessa para ela. Sai e voltei para o quarto com muita força e falei. Filha, a partir de agora sua febre não vai mais voltar. Pois acreditem, tem 10 anos que minha filha não tem febre. Não é um milagre? Mas talvez essa moça linda tenha sido escolhida em um momento que estamos vivendo onde nada e nem ninguém tem valor. Pacientes só tem virose hoje. Vamos pedir que ela seja um alerta para nós. Meus pêsames.

  4. Simplesmente adorei as dicas citadas aqui, realmente a infertilidade é um grande problema que afeta muitas mulheres e acredito que com um bom tratamento nós podemos conseguir o tão sonhado filho ou filha. Adorei seu blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas