Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Aversão a risco no exterior pesa e Bovespa abre em queda

O Ibovespa abriu em queda num dia de aversão global a risco. O impacto das novas medidas do governo Trump contra atuais condições no comércio internacional também penaliza as ações na Europa e nas bolsas de Nova York, que acabaram de abrir, assim como derrubaram os preços nas bolsas asiáticas.

Da fraca agenda doméstica, um destaque é a produção industrial, que caiu em 14 dos 15 locais pesquisados, na passagem de abril para maio, segundo o IBGE. Outro destaque foi a decepção nos números do Brasil divulgados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Em maio, a demanda por petróleo “caiu drasticamente, em torno de 300 mil barris por dia (bpd), durante o mês de maio de 2018 devido à greve de nove dias dos caminhoneiros”, segundo a Opep.

No exterior, a divulgação nos EUA do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) fortaleceu o dólar ante o iene e contribuiu para os juros dos Treasuries baterem máximas há menos de uma hora. O PPI subiu 0,3% em junho ante maio, acima da previsão de +0,2% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, e o núcleo do índice, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve ganho de 0,3%, ante projeção de +0,2%.

Apesar de a guerra entre os gigantes EUA e China mudar o status quo do comércio global, há leituras positivas sobre esse confronto para o Brasil. Uma delas parte de Mark Mobius, co-fundador da Mobius Capital Partners. Ele enxerga o Brasil entre os vencedores do cenário adverso que se desenha para a economia e o comércio globais. “Entre os emergentes, um dos países mais interessantes neste momento por causa da tremenda desvalorização da moeda local e dos mercados é o Brasil”, disse Mobius, acrescentando que a Turquia e a Coreia do Sul também podem acabar beneficiando-se com a “guerra comercial”, ao passo que a Índia deve ser desfavorecida.

Às 10h30, o Ibovespa caía 0,30% aos 74.595 pontos. A queda só não era maior porque algumas blue chips, como Bradesco PN (+0,18%), Banco do Brasil ON (+0,92%), Santander Unit (+0,17%) e Petrobras (ON) (+0,20%) estavam em alta.

Karla Spotorno
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas