Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,204

Aumento na carga horária para tirar e aula para renovar CNH: entenda a nova resolução

Fonte: reprodução/Web
Fonte: reprodução/Web

A nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê mudanças nas formações dos motoristas tanto para tirar quanto para renovar a Carteira Nacional de Habilitação e que irá entrar de vigor na segunda quinzena de junho já era esperada pelo Detran capixaba.

De acordo com o diretor-geral do órgão, Romeu Scheibe Neto, esse tema já vem sendo debatido há mais de oito anos. “É um assunto novo, mas velho. A organização do currículo dos condutores de todo o mundo vem sendo debatido desde 2009, na Conferência Global de Moscou”, informou.

Esse currículo organizado, segundo Scheibe, prevê uma maior integração dos ensinos técnicos e práticos. Além disso, será criado ainda um módulo teórico específico para cada tipo de veículo. “O aluno que desejar tirar carteira para dirigir carro e moto, por exemplo, deverá fazer três módulos: o básico e dois específicos, um para moto e um para carro. Essa mudança irá elevar a carga horária de 45 para 65 horas”, explicou o diretor.

Renovação

Outra alteração trazida pela resolução 726 foi a inclusão de um curso teórico obrigatório e realização de prova para a renovação da CNH. O módulo, que terá 10 horas, poderá ser realizado online ou de forma presencial; já a prova terá de ser feita presencialmente.

“Esperamos trabalhar em parceria com os centros de formação de condutores credenciados para que os exames sejam realizados lá. Esperamos uma média de 25 mil provas realizadas por mês e a estrutura do Detran é pequena para realizar tantas avaliações”, afirmou o diretor. Para reconhecimento dos condutores, são previstas verificações biométricas e de reconhecimento fácil.

Má notícia

A nova medida pegou os motoristas de surpresa. A reportagem foi às ruas e ouviu desde quem tem carteira há pouco mais de seis anos, até os que já são habilitados há mais de 30 anos. A maioria se mostrou contrário à nova medida, por acreditar que ela vai pesar no bolso.

O aposentado Carlos da Silva Ribeiro disse ser contra a medida. Segundo ele, que tem CNH há mais de 40 anos, o curso será desnecessário e vai cobrar mais taxas dos motoristas. “Acho injusto pelo menos com os aposentados. Pra quem é jovem e esta começando, eu até entendo. Mas é mais uma taxa. Daqui a pouco vamos ganhar só pra pagar isso”.

O advogado Dailson Laranja também considera que já existem muitas taxas e impostos altos. “Se as pessoas já pagaram, estão habilitadas. Se o Detran e Estado fizeram isso, é porque a pessoa estava em condições. Agora reabilitar? Eu, por exemplo, tenho mais de 50 anos de carteira e nunca tive um acidente. Pra que fazer de novo?”, questionou

O vendedor Domingos Santana considera que um treinamento aos condutores é mais viável que uma prova. “Uma aula explicando o que mudou e o que não mudou. Pode ser que eu precise fazer uma prova e não tenha alguns conhecimentos. Diferente, por exemplo, de quem tem um curso superior”.

Valores

Ainda não é possível estimar quanto será gasto com essas mudanças. Romeu Scheibe Neto afirmou que as taxas do Detran não sofrerão reajustes, mas “o custo do curso e do aumento das horas de aula gerarão aumento do gasto nas autoescolas; com o passar do tempo e o aumento da demanda, a expectativa é que haja um equilíbrio nas taxas”, finalizou.

Com informações de Carolina Boueri e Thais Rossi

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas