Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Atividades educacionais não vão recuperar calendário escolar estadual

Atividades educacionais não vão recuperar calendário escolar estadualAinda não estão definidas as diretrizes para a retomada do calendário escolar na rede estadual do Espírito Santo. De acordo com o governador capixaba, Renato Casagrande, o Estado avalia uma maneira de oferecer conteúdo educacional, mas ainda não o retorno das aulas. Em decreto assinado em 3 de abril, a suspensão das aulas, iniciada em 18 de março, segue até 30 de abril.

A intenção do governo, até a última semana, era usar a estrutura da TVE para iniciar essa atividade. Contudo, uma decreto do Governo Federal autoriza a emissoras de televisão comerciais, públicas e educativas poderão utilizar o recurso de multiprogramação em seus canais de forma temporária pelos próximos 12 meses. E, desta forma, segundo Renato Casagrande, o projeto do Estado foi revisto e será realizada tomada de preços entre as emissoras capixabas para que haja uma programação educativa.

O governador, no entanto, não descarta prejuízo no ano letivo de 2020 da a rede estadual – e que pode se estender ás municipais. “No dia de hoje, como eu havia anunciado na semana passada, iria iniciar as atividade pedagógicas, mas o presidente da República assinou decreto que televisões possam usar banda programação de forma individual. Vamos começar pelas televisões. Não será a retomada do calendário, mas terá conteúdo educativo”, explicou.

Na última semana Casagrande informou que na programação haverá tarefas para os alunos da rede, com a participação dos professores. ” A ideia é que a gente possa levar essas atividades a todos os nossos alunos ou a grande maioria, e vai ser importante para que a gente tenha alunos e professores se movimentando com dinamismo. Não estamos de férias”, disse o governador.

A suspensão das aulas foi uma das medidas adotadas pelo Espírito Santo no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. A intenção é que, sem a movimentação escolar, o isolamento social seja ampliado.

Multiprogramação

A multiprogramação é um recurso da TV digital que permite a um mesmo canal transmitir programações simultâneas em até quatro faixas de programação. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no Sistema Brasileiro de TV Digital esse recurso só é permitido para os canais consignados a órgãos e entidades integrantes dos poderes da União: TV Brasil (EBC), TV Câmara, TV Senado e TV Justiça. O decreto presidencial amplia essa permissão para as todas as emissoras comerciais e educativas do Brasil em razão da pandemia.

O decreto também determina que as emissoras só poderão veicular conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovação, cidadania e saúde, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial, em razão da pandemia de covid-19.

Para viabilizar a multiprogramação, as emissoras deverão celebrar convênios específicos, que precisam ser comunicados ao MCTIC no prazo de 30 dias.

Com informações de Matheus Passos

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas