Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Atingidos pela lama da Samarco no ES terão assessoria técnica

lama_em_mariana-152380Começa na próxima segunda-feira (17), uma série de reuniões em diversas comunidades capixabas atingidas pelo desastre do Rio Doce, causado pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana, Minas Gerais.

Nos eventos, serão apresentadas as instituições credenciadas para prestar assessoria técnica a essas localidades, conforme prevê o TAC Governança.

Os encontros serão mediados pelo Ministério Público Federal (MPF-ES) e pelas Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado do Espírito Santo (DPES). Na última quinta-feira, 13 de setembro, encerrou-se o prazo para que as instituições interessadas em prestar assessoria técnica aos atingidos apresentassem seus recursos para participar da seleção.

O procurador da República em Linhares, Paulo Henrique Trazzi, explica que esta etapa é muito importante para dar transparência e legitimidade ao processo de escolha das assessorias técnicas independentes. “São os próprios atingidos que vão escolher que instituição que vai assessorá-los. A partir da escolha, as instituições vão ter um prazo para apresentar a proposta de trabalho, que serão analisadas juntamente com a comunidade, inclusive pelo MPF e pelas Defensorias”,.

As reuniões começam na segunda (17), em Colatina, às 18h, na sede da Defensoria Pública, no Centro. Já na quarta-feira (19), será a vez de Regência, às 17h. Na quinta (20), a reunião acontecerá em Povoação, às 17h. E na sexta (21) serão realizados encontros com os Povos Indígenas de Aracruz, às 15h, e com as comunidades de Aracruz, na sede de Aracruz, às 17h.

A relação das instituições credenciadas pelo Fundo Brasil pode ser conferida aqui.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas