Dólar Em alta
4,992
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
4,992

Atendimento prioritário para renais crônicos e transplantados

Doentes renais crônicos transplantados e em hemodiálise agora terão direito a atendimento preferencial. A Lei 10.633, de autoria do deputado estadual Doutor Hercules, foi sancionada pelo governador Paulo Hartung na última quarta (05) e publicada no Diário Oficial desta quinta (06).

“Acredito que essa medida vai melhorar a rotina de muita gente”, disse Doutor Hércules. “Os renais crônicos ficam segunda, quarta e sexta fazendo a filtração do sangue. É um grande sacrifício a hemodiálise. O tempo que fica lá e o deslocamento da residência para o hospital. O renal crônico e o transplantado precisam de um tratamento especial, principalmente nas filas”, complementou.

A Lei garante para as pessoas portadoras de doença renal crônica e transplantados tenham atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, como agências bancárias, supermercados, lotéricas, serviços de saúde e assistência social, entre outros. Para ter acesso ao benefício, essas pessoas deverão apresentar documento emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Atualmente 2.500 pessoas fazem diálise no Espírito Santo. Desse total, 1.110 estão na fila para receber um novo rim. Os transplantes renais são realizados há mais de 40 anos em hospitais capixabas. Existem cerca de dois mil transplantados renais no Estado.

Uma a cada 10 pessoas sofre de doença renal crônica (DRC) e 100 mil fazem diálise no Brasil. Aproximadamente 10% da população mundial têm complicações renais, que geralmente estão relacionadas aos hábitos da sociedade contemporânea: pouca atividade física e alimentação industrializada.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. olá.entrei só pra compartilhar:tenho um irmão que fez transplante duplo e depois de 14 anos,agora tem dado ‘algumas intercorrências’.nesse últimos dias ele está internado no Hospital Ana Costa em Santos,recebendo as atenções e cuidados especiais para o seu caso.seu rim não está conseguindo filtrar como deveria.esteve doente desde o ano passado pra cá,c vômitos e diarreia quase que contínuos e esse ano teve que retirar a vesícula e nos 3 últimos meses voltou o quadro de vômitos e diarreia e teve q tomar o metronidazol e mais 2 outros medicamentos bactrim e cefaloxeno e ai pesou nos rins… o meu irmão é um homem de fé,um guerreiro,já esteve na beira da morte por várias vezes,mas não perde a sua fé e confiança em Deus.é claro q sofre,as vezes chora,ainda mais q passou muito mal e ficou sem conseguir respirar e urinar..agora está mais controlado e fará hemodiálise.infelizmente,depois do transplante achando que por tudo estar BEM,creio q ñ se cuidou especialmente na alimentação e as consequências vem,né?? mas como ele mesmo diz sempre:estou vivendo já no lucro por causa do tempo q fez o trasplante 14 anos.Deus nos controle.amém.não perca a esperança e busque sempre melhorar no que puder a sua alimentação.abraço.martha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas