Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,016

Associação cria lixeiras de pneus para ajudar praias de Aracruz

Nesta quarta-feira (12) é comemorada o Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. É feriado nacional, por isso muitas famílias aproveitam para tirar o dia para descansar, se divertir, ir a praia. Não com a família do Márcio Coutinho de Oliveira, de 26 anos, que vai aproveitar o feriado para instalar 10 lixeiras nas Praias de Santa Cruz, Praia Formosa e Coqueiral de Aracruz, em Aracruz.
A instalação faz parte de um projeto que começou há pouco mais de um mês junto com a Associação Vivas Algas. O objetivo é conscientizar a população local sobre a importância de não jogar lixo no meio ambiente. A iniciativa partiu de uma conversa entre os familiares de Márcio, que é autônomo, mas tem a formação em Gestão Ambiental, e a família Branco Santa Cruz como é conhecido um morador da região.
“Eu sou morador de Cariacica, mas possuo uma casa em Aracruz. E todo final de semana quando vamos para a cidade, andando e frequentando as praias percebemos que estava sempre com muito lixo. Nós tentávamos ajudar um pouco, catando o lixo que podíamos”, lamentou Márcio. Ele disse ainda que as lixeiras que tem na praia não atendem a quantidade de lixo, por isso viu a necessidade da criação dessas lixeiras.
As lixeiras foram fabricadas pela a associação com pneus de caminhões e pintadas com cores que chamam atenção de quem passar por elas. No entanto, a campanha de conscientização da associação começou com a instalação de placas educativas com a frase “Leve o seu lixo. Os peixes e as tartarugas agradecem”.
A formação de Márcio em Gestão Ambiental faz com que ele fique sempre atento ao meio ambiente em que vive. Destacando pontos importantes para que o lixo não seja jogado nas praias e principalmente em Aracruz. “Essa é uma região de reserva marinha, uma Área de Proteção Ambiental (APA). Além de ser uma das áreas que mais produzem algas no mundo”, ressalta. São as algas um dos principais alimentos das tartarugas que passam e vivem por ali. Quando há muito lixo, segundo Márcio, esses animais confundem o lixo com as algas e acabam ingerindo. Causando assim milhares de mortes de tartarugas.
A associação ainda não é regularizada nem registrada, porém o processo para que isso aconteça já está em andamento.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas