Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,204

Asma afeta 20% de crianças e adolescentes no Brasil

asmaA estação mais fria já está batendo às portas. Parte da população espera ansiosamente por essa época do ano para, enfim, tirar os casacos do armário. Mas o inverno traz também uma preocupação que deixa muitos pais de cabelo em pé: a asma.

A estação começa exatamente na mesma data em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Asma: 21 de junho. Nesse período do ano, as baixas temperaturas, as variações climáticas mais intensas e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados acabam agravando os sintomas da doença. A data vem para lembrar sobre a importância dos cuidados para conviver com esse problema pulmonar crônico.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 235 milhões de pessoas sofram de asma no mundo todo. No Brasil,  de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando toda a população, o número de pessoas afetadas pode chegar a aproximadamente 20 milhões. E os mais jovens são bastante acometidos pela doença, que afeta cerca de 20% das crianças e adolescentes no país.

Segundo a pediatra e pneumologista Márcia Bellote, a asma é uma doença alérgica que ocasiona a compressão dos brônquios e bronquíolos dos pulmões, o que dificulta o controle da respiração. “A doença é mais comum em crianças e tende a desaparecer, na maioria dos casos. A asma não tem cura mas pode ser controlada”, disse a especialista.

Os principais sintomas são tosse, chiado e ruído no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, desconforto torácico, ansiedade e inflamação na garganta. O diagnóstico é feito com base nas informações que o paciente fornece ao médico e também na análise clínica dos sintomas. 

Tratamento
A asma não tem cura mas possui um tratamento eficaz capaz de controlar a doença. O tratamento inclui medicamentos e mudanças dentro e fora de casa, como cuidar da higiene dos ambientes, evitar contato com objetos de pelúcia, deixar a casa aberta durante o dia, não fumar e não ficar próximo a pessoas que estão fumando.

O tratamento da asma inclui ainda a vacina contra gripe (Influenza) para os pacientes que utilizam corticóide inalatório. Para aliviar os sintomas, são utilizados os broncodilatadores de ação rápida. Os medicamentos de manutenção, que devem ser utilizados de forma contínua, incluem broncodilatadores de ação lenta, corticóides inalatórios e sistêmicos, entre outros.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas