Dólar Em alta
5,183
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,183

AS PROVAS OBJETIVAS NO CONCURSO PÚBLICO

Provas objetivas são aquelas elaboradas com questões de múltipla escolha, ou ainda, em que se deve informar se a assertiva está certa ou errada, permitindo respostas padronizadas, que possam ser avaliadas por critérios objetivos, livres de qualquer arbitrariedade ou avaliação subjetiva do examinador. Este é o tema da nossa quarta coluna desta série que trata de como se preparar bem para os concursos públicos.

Nas questões de múltipla escolha, haverá apenas uma resposta correta; caso contrário, toda a questão deverá ser anulada e a pontuação atribuída igualmente a todos os candidatos.

O conteúdo das questões deve possuir caráter científico, com afirmações técnicas e consolidadas, evitando os debates doutrinários sobre posicionamentos divergentes. A Banca Examinadora não deve escolher um entendimento doutrinário minoritário, ou isolado, e elegê-lo como a melhor resposta, pois a resposta correta para a questão deverá estar relacionada a critérios técnicos, independente do entendimento da Banca Examinadora.

É possível que uma matéria, em especial, tenha maior peso ou valor do que as demais, desde que previsto expressamente no edital e que atenda a razoabilidade – uma vez que existem disciplinas mais afins às áreas de atuação de determinado cargo.

O Poder Judiciário está intervindo cada dia mais para anular questões incorretas em concursos públicos. Ainda é grande o número daqueles que acreditam que a definição da resposta correta se baseia no critério de conveniência e oportunidade da Banca Examinadora, não cabendo a intervenção do Judiciário. Todavia, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já reconheceu que é possível a anulação judicial de questão objetiva de concurso público, em caráter excepcional, quando o erro é evidente, ou seja, quando se verifique à primeira vista.

Para as provas discursivas, há um tratamento um pouco diferente, que veremos no próximo artigo. Até lá!

Mario Augusto Teixeira

Advogado da Gonçalves Advogados Associados

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas