Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Artroscopia é opção pouco invasiva para disfunções de ATM

Seja para a fala, para a mastigação ou para outros movimentos da boca: a saúde das articulações temporomandibulares é fundamental para a harmonia geral do corpo. Qualquer problema na ATM pode resultar em dores no rosto, cansaço facial, estalos, dores de cabeça e de ouvido. Além disso, os problemas nos movimentos mandibulares interferem até na ingestão de alguns alimentos e podem limitar as relações sociais.

A maioria dos problemas na ATM é tratada com o uso de placas e terapias auxiliares, como a fonoaudiologia e a fisioterapia. Porém, em algumas situações, o paciente não apresenta melhora com esses tratamentos.

Segundo a cirurgiã bucomaxilofacial Thaiz Arrabal, a artroscopia é uma intervenção dentro da ATM menos agressiva e que pode ser a solução para esses pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais. “O procedimento é realizado através de uma videocirurgia, com a introdução de uma microcâmera na ATM em dois pequenos furos próximos à mandíbula afetada. A partir daí, temos uma visão direta dos tecidos internos e podemos manipular e corrigir as alterações no local de uma maneira menos agressiva. E, mesmo que o procedimento exija a anestesia geral, é necessário apenas um dia de internação, com o pós-operatório muito mais simples do que o de uma cirurgia tradicional”, explica.

A especialista esclarece ainda que, mesmo que seja considerada minimamente invasiva, existem algumas contraindicações para a realização da artroscopia. “Não indicamos o uso da artroscopia para as patologias mais severas da ATM, que precisam de uma cirurgia tradicional. Um exemplo é a fratura óssea ou a má formação do complexo maxilofacial. Esses casos exigem próteses totais da ATM”, finaliza.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas