Jorge-Solé-3O artista plástico Jorge Solé é uma das figuras mais emblemáticas da cena cultural do Espírito Santo. Gaúcho da cidade de Santa Vitória do Palmar, ele escolheu o Estado como residência e fonte de expiração há quase 40 anos e desde então vem utilizando a sua casa em Manguinhos, balneário bucólico do município de Serra, como base para a criação das milhares de obras que compõem o seu rico e reconhecido acervo.

Com inspiração retirada, principalmente, dos livros que lê, Jorge, mesmo aos 68 anos, segue produzindo e entregando ao seu público obras novas e sempre impactantes. E é dessa inspiração que nasce a nova exposição do artista, que apresenta uma série de 30 trabalhos, em sua maioria inéditos, no Shopping Jardins, em Vitória. São quadros pintados em acrílico, seu material favorito, que buscam retratar imagens que habitam o seu dia a dia e, também, trazidas de seu imaginário.

Sem um tema específico e buscando agradar ao público aficionado por arte, o “Poeta das Cores”, como é conhecido no meio em que atua, levará ao Jardins pinturas de seus temas favoritos de retratar como o tango, janelas, rostos, entre outros. São, como ele mesmo diz, uma “retratação de uma mente apaixonada pela proliferação daquilo que é bonito e mora em meu subconsciente”.

Essa será a primeira exposição de Jorge Solé no ano de 2018 e ficará em cartaz no Jardins de 15 a 31 de janeiro, com visitação aberta ao público todos os dias (exceto aos domingos) de 10 às 22 horas. Uma oportunidade de conferir o trabalho do capixaba de coração, que já realizou mais de 100 mostras em todo o Brasil e, também, outros países como a Alemanha, que teve o prazer de conhecer suas obras recentemente.

Sobre o artista
Jorge Solé é um dos artistas plásticos mais atuantes do país. Durante seus mais de 40 anos de trajetória, ele já comercializou cerca de 2 mil obras, 18 mil gravuras, além de ilustrar escrituras de poetas consagrados do Brasil como Adilson Vilaça, Gilberto Mendonça Teles, Ledo Ivo, Marien Calixte, Roberto Amado, entre outros. Entre os destaques de seu currículo estão criações para organizações e a publicação do primeiro livro de papel de lixo reciclado do Brasil, um projeto dele com ilustrações próprias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *