Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Argentino que cruzou a América do Sul de carro conhece o Espírito Santo

Argentino e familiaO argentino Daniel Diframco, 55 anos, se despede do Espírito Santo nesta quarta-feira (20). O comerciante que trabalhou dez anos sem férias aproveitou esta fase para juntar as economias e finalmente realizar o sonho de viajar por parte da América do Sul.

O viajante tem o carro preparado para dormir e cozinhar, neste período de viagem o homem faz suas paradas em postos de gasolina, em frente a praias e se hospeda também em lares que o acolhem, como foi o caso dele no Espírito Santo.

Instalado no bairro de Cristóvão Colombo, em Vila Velha, o argentino conseguiu abrigo na casa da família Costa por meio de um aplicativo. Com chegada no domingo (17), o comerciante foi conhecer as praias de Coqueiral de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa, em Vila Velha e Jardim Camburi, em Vitória. A hospedagem na casa da família proporcionou a ambos conhecer um pouco mais sobre diferentes culturas. Mesmo tendo uma casa para repousar, o homem escolhe sempre dormir em seu carro, que de acordo com ele, lhe oferece muito conforto. O carro de Diframco ficou na garagem da casa da família, onde ele se encaminhava apenas para dormir.

“Adorei receber o Daniel aqui, é uma experiência muito boa. Ele trouxe para a gente informações do país dele e das cidades por onde passou. Além disso, ele conheceu um pouco da história da nossa cidade”, relatou o servidor público estadual, Cláudio Costa, 53 anos.

O servidor público que já utilizou o aplicativo para conseguir abrigo no Rio de Janeiro, decidiu fazer o mesmo pelo viajante. “Eu recebi esse auxílio, achei importante fazer isso por ele também quando vi que ele pediu ajuda. Entrei em contato com ele para saber as intenções dele na minha casa e falei com pessoas que já haviam recebido o Daniel em casa. Foi uma ótima decisão”, completou Costa.

A esposa de Cláudio, Luzia Costa, 53 anos, relata que a rotina da casa não passou por grandes alterações. “Não interferiu em nada a chegada dele aqui, o que fizemos foi ficar um pouco mais em casa para dar atenção a ele. A chegada dele agregou muito, ele mostrou outra cultura e contou as experiências que teve durante a viagem até aqui”.

Já a filha caçula do casal, destaca como foi receber Diframco em casa. “Foi um momento muito legal, conhecer outra cultura, outros costumes, ter experiências sem sair de dentro de casa. É uma mistura de sentimentos, dá vontade de fazer a mesma coisa, mas ao mesmo tempo medo ouvindo as histórias de coisas que ele viveu nesses anos de viagem”, disse, a educadora física, Klaudia Costa, 22 anos.

Diframco ressalta que já visitou o Brasil nove vezes, mas veio como turista. “Existe uma grande diferença em visitar um país como turista e como viajante. Aqui a estrutura para receber um viajante não é muito boa, o gasto é alto, principalmente com combustível. Repousar no lar de pessoas como o Cláudio ajuda economizar. O que gasto em seis meses de viagem foi menos do que gastei aqui em um mês de férias, mas o país é bom bonito, vale a pena voltar”, contou.

O argentino acentua o prazer pelas frutas encontradas no Brasil, conta ainda que no ponto de vista dele, de todos os lugares que passou, os brasileiros são os que mais praticam esportes.

Ele, que saiu da cidade de Córdoba, na Argentina no dia 1º de janeiro de 2014, não tem previsão para retornar. Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela foram lugares que ele conheceu até chegar ao Brasil.

Vindo da Bahia e seguindo para o Rio de janeiro, o argentino já passou por lugares como Manaus, Roraima, Pará entre outros e conta que ficou encantado por Morro de São Paulo, na Bahia. “Se fosse para escolher um lugar para viver, eu escolheria Morro de São Paulo, a água da praia é quentinha e o lugar é lindo”, destacou Diframco.

Com a chegada do Natal e longe da família, o argentino conta que nunca está só, conhece sempre novas pessoas e fala com os parentes por meio de aplicativo.

Com informações de Esthefany Mesquita.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas