Dólar Em baixa
5,214
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,214

Arcebispo de Vitória diz que Natal é esperança e lamenta acidente em Mariana

Pedro Permuy  – [email protected]

arcebispo_arcebispo_da_mensagem_de_natal_pedro_permuy-159619No dia 05 de novembro, o rompimento da barragem da Samarco Mineração, no distrito de Mariana, em Minas Gerais, fez com que milhares de famílias ficassem desabrigadas e até perdessem a vida no episódio que é considerado a maior tragédia ambiental já vista no Brasil. A história e patrimônios culturais da cidade foram perdidos, mas, Natal é tempo de esperança.
Além de dizer que o respeito precisa existir nas relações entre as pessoas, o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, ressalta que a intolerância tem sido o principal fator que está trazendo mais violência às ruas de todo o mundo. “É no trânsito, é numa fila, as pessoas estão sem paciência e isso está, além de afetando elas próprias, ultrapassando a barreira pessoal para a agressão”, completa.
Dom Luiz destaca que a violência que a população sofre atualmente é inacreditável e que falta sentimento de respeito. O Arcebispo aponta o absurdo que é a sociedade ter que conviver com um aluno que agride uma professora, um amigo que briga com o outro por motivos que podem ser relevados, além de salientar que, segundo ele, o povo deve criar uma possibilidade de fazer o bem.
Para Dom Luiz, ajudar pode ser uma solução. “A própria análise da palavra misericórdia nos leva a compreender um dos sentidos natalinos”, justifica, afirmando que dar coração ao miserável é o significado poético da palavra. O Arcebispo frisa que o mundo vive uma carência de valores, não sabe lidar com o diferente e ataca como forma de defesa.
No entanto, o Arcebispo diz que as minorias, que por mais tempo têm sido discriminadas, não podem querer impor uma ideologia própria a toda a sociedade. “Todos temos que aprender a viver bem, viver em conjunto”, complementa.
Última que morre
O Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, destaca o acontecimento que afligiu os ribeirinhos do rio Doce, principalmente no distrito de Mariana, em Minas Gerais. Para ele, a história desse povo foi destruída, mesmo assim, esperança faz parte do espírito do Natal.
“Agora, tudo o que qualquer brasileiro pode desejar àquelas famílias é que os responsáveis pela tragédia arquem com as responsabilidades e que nesse Natal os ribeirinhos possam trilhar um novo caminho que será o início da nova história”, lamenta Dom Luiz.
Convite
Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória, convida a sociedade capixaba a participar da Missa de Natal, que acontecerá nesta quinta-feira, às 20 horas, na Catedral Metropolitana de Vitória, na Cidade Alta, na capital.
Ele aproveitou a ocasião para convidar os fiéis a também participarem da cerimônia que marcará a chegada da imagem de Nossa Senhora da Aparecida à matriz da capital. A celebração será no dia 05 de janeiro do próximo ano às 16h30, com recepção no aeroporto de Vitória, e às 18 horas, com missa na Catedral Metropolitana de Vitória.
A obra de arte está percorrendo todo o país em razão da comemoração dos 300 anos desde o registro de seu aparecimento. Por aqui, a imagem ficará em exposição durante seis meses.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas