Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Após três anos, Samarco não paga município de Anchieta por produção de recursos

29SamarcoApós três anos da tragédia ocorrida no município de Mariana (MG), em que a Barragem do Fundão, de rejeitos de minério afetou drasticamente a região de Minas Gerais e do Espírito Santo, o município de Anchieta, onde ficava a sede da empresa, não recebe os recursos por produção da Samarco

A explicação, segundo a mineradora, é que o município não produz a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), uma contraprestação paga à União pelo aproveitamento econômico desses recursos minerais, como se fossem royalties de petróleo. Segundo a empresa, a região de Anchieta apenas exporta minério de ferro.

“A Samarco extraía o minério de ferro em Minas Gerais, era transportado para o Espírito Santo via mineroduto e acontecia o processo de pelotização do minério. A mineradora exportava pelotas do material para embarque nos navios, por isso, Anchieta nunca recebeu CFEM, porque só exportava”,

Diferente de Anchieta, Brumadinho, que foi atingida pelo rompimento da Barragem Córrego do Feijão, recebe o CFEM pela Vale, porque o município extraía minério de ferro direto das minas.

A reportagem do ESHOJE procurou o município de Anchieta para saber sobre a interrupção das atividades da Samarco e as perdas com a suspensão das atividades30, mas não obteve retorno.

Por Heberton Silva

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas