Patinete elétrico
Patinete elétrico. Foto: Divulgação/PMV

Vitória pode ganhar, em 2019, mais um modelo de transporte compartilhado: o patinete elétrico. Sucesso em San Diego, na Califórnia, o patinete elétrico seguiria os mesmos moldes do sistema de compartilhamento de bicicletas, o Bike Vitória.

Segundo a prefeitura de Vitória, em San Diego os patinetes podem ser deixados em qualquer local, sem a necessidade de haver uma estação para serem estacionados.

A ideia é que o sistema funcione da mesma maneira em Vitória. O usuário o localiza por meio de um aplicativo que vai indicar o lugar mais próximo. Assim, a pessoa pode fazer o desbloqueio e deixar o patinete, que é controlado por GPS, em qualquer local da cidade.

“O transporte em pequenas distâncias no patinete elétrico funciona muito bem em San Diego e outras cidades do mundo. É um meio de transporte silencioso e seguro. É um modelo que funcionaria muito bem em Vitória, pois a maior parte das distâncias percorridas pelos moradores para suas atividades tem entre 3 e 5 quilômetros”, disse o prefeito Luciano Rezende.

O prefeito disse que já solicitou uma proposta para empresas que operam o sistema para colocar o sistema em funcionamento no ano que vem. Segundo ele, a proposta é oferecer meios de transporte diferentes aos moradores. “Temos trabalhado para criar alternativas de transporte que não sejam os carros, como aquaviário, ciclovias, ciclofaixas, Bike Vitória, a Linha Verde… Toda essa somatória transforma a cidade numa cidade com mobilidade sustentável e que promove a saúde”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *