Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Apneia do sono pode prejudicar a qualidade de vida

apnwia do sonoMais da metade da população brasileira ronca. Segundo o Instituto do Sono da Universidade de São Paulo – USP, em média 54% dos adultos no Brasil sofre com o ronco – e a maioria dos roncadores são idosos, mulheres na pós-menopausa e obesos.

Além da idade e do peso elevado, outros fatores podem contribuir com o surgimento do ronco, como a apneia do sono. Esta é uma condição que leva à obstrução parcial ou total e recorrente das vias aéreas enquanto o paciente dorme, causando intervalos de interrupção da respiração.

A apneia pode ser classificada em leve, moderada ou grave, e isso varia conforme a quantidade de paradas na respiração que ocorrem durante o sono. Independentemente do seu nível, essa condição necessita de tratamento, pois a interrupção da respiração pode trazer uma grande quantidade de problemas ao organismo.

Entre os danos que a apneia pode causar estão alterações no sistema nervoso, no metabolismo, e agravamento de doenças como hipertensão, obesidade, cardiopatias, e aumento no risco de acidente vascular cerebral (AVC), infartos e arritmias cardíacas.

O tratamento deve ser iniciado após o correto diagnóstico da apneia, feito por meio de exames específicos como a polissonografia, que detecta o nível da disfunção. Entre as principais medidas tomadas estão a eliminação do consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro, suspensão do uso de sedativos, perda de peso, mudança na posição de dormir, além do tratamento fonoaudiológico.

Nos casos em que a apneia é desencadeada por deformações em algum dos ossos da face, a cirurgia ortognática é uma solução indicada. Ela corrige o posicionamento da mandíbula, do queixo, e realinha a estrutura da face, melhorando a respiração e auxiliando no tratamento da apneia.

Boa seca ao acordar, dores de cabeça e sonolência excessiva constante ao longo do dia, mau humor e irritação podem ser sintomas da presença da apneia. Procure um especialista para um diagnóstico adequado e tenha uma melhor qualidade de vida!

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas