Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Aplicativo vai ajudar na fiscalização de descarte de entulho, em VV

Lixo jogado nas ruas atrapalha escoamento da chuva e causa alagamentos. Foto:Prefeitura de Vila Velha
Lixo jogado nas ruas atrapalha escoamento da chuva e causa alagamentos. Foto:Prefeitura de Vila Velha

A tecnologia vai auxiliar os moradores e a Prefeitura de Vila Velha no trabalho de fiscalizar e punir o descarte irregular de lixo. O município será o primeiro do Estado a realizar o monitoramento online dos Resíduos da Construção Civil (RCC), através do aplicativo para smartphones “Coletas Online”.

A apresentação foi realizada na tarde da última quarta-feira (10), no auditório da Prefeitura de Vila Velha. Na ocasião, foi assinada a Ordem de Serviço para que a empresa contratada possa começar a operar o sistema. Por meio do aplicativo, a população poderá denunciar ou informar sobre o descarte irregular de resíduos de construção civil e em aterros.

O “Coletas Online” é um programa que viabiliza o Controle de Transporte de Resíduos (CTR Eletrônico), e será utilizado pela Prefeitura, integrando os elos da cadeia de resíduos da construção civil, que são os geradores (pessoas ou empresas), os transportadores (caçambeiros) e os receptores (aterros e outros pontos regulares de entrega).

O CTR Eletrônico será gerido pela Prefeitura. Já o aplicativo será um instrumento para utilização da população, de modo que cada munícipe poderá ser integrado ao sistema por meio do “Coletas Online” e participar dos esforços para
manter a cidade limpa.

“É um sistema que estamos implantando em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outros órgãos de controle ambiental. Faremos a gestão dos transportadores de resíduos da construção civil e isso vai ajudar a eliminar pontos viciados de lixo, além de contribuir para a destinação correta dos resíduos, propiciando a logística reversa do reuso desse material. A iniciativa vai colaborar também para a preservação ambiental e o embelezamento da cidade”, afirmou a secretária municipal de Serviços Urbanos (Semsu), Marizete de Oliveira Silva.

A empresa CSJ Sistemas, de São José dos Campos (SP), responsável pelo aplicativo, foi a vencedora do pregão eletrônico promovido pela Prefeitura. O aplicativo estará disponível para download para smartphones com sistema operacional Android e poderá ser utilizado também em aparelhos com o sistema IOS.

Outras grandes cidades como São Paulo, além de Fortaleza, Rio de Janeiro, Uberlândia e Campo Grande utilizam o sistema e acumulam importantes indicadores, como o aumento do transporte regulamentado, a diminuição do descarte e da poluição de áreas irregulares, gerando economia de recursos públicos.

Vantagens

Com apenas um clique na tela do celular será possível o cidadão enviar uma foto e informações de pontos onde o entulho estiver sendo descartado irregularmente. Fiscais da Coordenação de Posturas da Semsu, agentes da Guarda Municipal e servidores da Fiscalização Ambiental serão acionados pelo aplicativo para averiguar as irregularidades. Com a ajuda da população, a Prefeitura poderá realizar a limpeza e monitoramento dos pontos viciados da cidade.

Outra funcionalidade será, por exemplo, possibilitar que o cidadão possa verificar se uma caçamba que está na sua rua possui a autorização municipal. Caso a caçamba esteja irregular, o munícipe pode enviar uma denúncia (anônima ou não), pelo celular e acompanhar o desdobramento.

O sistema permite a emissão sem burocracia de uma CTR Eletrônica com liberação imediata, depois acompanhar a movimentação dos veículos e caçambas, além de verificar o despejo final dos resíduos nos locais autorizados, que comunicam no mesmo processo que recebeu o descarte.

O processo completo permitirá o acompanhamento do resíduo até o descarte adequado. A ideia é garantir que o entulho não seja jogado em locais irregulares, o que degrada o meio ambiente e causa grandes transtornos para a população e para a administração pública.

Por meio do Coletas Online, a Prefeitura e toda a população poderá acompanhar o ciclo de geração, transporte e descarte dos restos de construção. O aplicativo será um instrumento de educação ambiental, pois fornecerá informações úteis acerca das regras de manejo dos resíduos da construção civil, de acordo com a legislação e normas da cidade.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas