Dólar Em baixa
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,148

Aplicativo que monitora tragédia com lama da Samarco tem 417 adeptos

Pedro Permuy – [email protected]

mariana-161061Em meados do mês passado, foi lançado plugin para o navegador Google Chrome cuja função é atualizar os usuários acerca dos últimos acontecimentos que dizem respeito à tragédia que já aconteceu há 64 dias.
A iniciativa, desde então, criou página em rede social e possui 417 downloads registrados. Batizado de #NãoEsqueçaMariana, o movimento busca trazer à mente o prejuízo emocional, econômico e social que a ruptura da barragem da Samarco trouxe à população, principalmente, mineira e capixaba.
Como um exemplo, pode ser citada ação, organizada pelos idealizadores do plugin, realizada na tarde desta quarta-feira (06), na Praça da Sé, que fica em Minas Gerais. Foi lançada campanha que chamava a população a se posicionar no local público e, por um minuto, ficar ao som da sirene que deveria ter tocado – mas não tocou – no dia da maior tragédia ambiental do país.
Ação conjunta
O prefeito de Belo Horizonte (MG) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda, após entendimentos com o prefeito de Mariana (MG), Duarte Júnior, e a prefeita de Governador Valadares (MG), Elisa Costa, vice-presidente de Resíduos Sólidos da FNP, propôs uma ação coordenada aos municípios afetados pelo rompimento das barragens em Minas Gerais. A proposta será discutida na segunda-feira (23), às 14h, no Sesi Mariana Centro de Cultura, na cidade de Mariana, com prefeitos das cidades atingidas pelo desastre ambiental ocorrido no dia 5 de novembro.
Segundo o prefeito de Mariana (MG), a proposta é buscar ações coordenadas para recuperar as cidades. “O prefeito Marcio Lacerda pediu que fosse criada uma frente de prefeitos das cidades afetadas pela lama e pela contaminação da Bacia do Rio Doce, para que pudéssemos discutir os problemas que são correlacionados uns com os outros, entre as cidades. Eu falei que achava a ideia excelente, pois não adianta eu discutir um problema, que é igual de outra cidade vizinha. Que possamos discutir juntos”, diz o prefeito Duarte Júnior.
Entre as cidades convidadas para participar da reunião, 36 estão localizadas em Minas Gerais e outras três no Espírito Santo. Além dos municípios mineiros de Mariana e Governador Valadares, fazem parte da lista: Barra Longa, Sem Peixe, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Rio Casca, São Domingos da Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Dionísio, Raul Soares, Córrego Novo, Pingo D´Água, Marileia, Bom Jesus do Galho, Caratinga, Timóteo, Santana do Paraíso, Bugre, Iapu, Coronel Fabriciano, Ipaba, Ipatinga, Belo Oriente, Naque, Periquito, Sobrália, Fernandes Tourinho, Alpercata, Tumiritinga, Galileia, Conselheiro Pena, Resplendor, Itueta, Aimorés. Entre as cidades capixabas, Baixo Guandu, Colatina e Linhares.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas