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Aplicativo que auxilia alunos da Educação Especial de Linhares funciona sem internet

Aplicativo que auxilia alunos da Educação Especial de Linhares funciona sem internetO aplicativo “Relojoaria do João” traz mais duas novidades que auxiliarão nos trabalhos desenvolvidos com os alunos da Educação Especial da Prefeitura de Linhares e os que apresentam dificuldades no aprendizado. Agora, a ferramenta pedagógica funciona sem internet, podendo ser utilizada em qualquer ambiente da escola. A metodologia aplicada também passou a utilizar questões voltadas à realidade do município e do aluno, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O aplicativo foi desenvolvido pelo acadêmico do 6º período do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), Gabriel Hulle Cardoso, que explicou os benefícios da atualização da ferramenta. “O aplicativo está em fase de desenvolvimento e continua ajudando alunos da Emef ‘José Modeneze’, no bairro Canivete, principalmente os atendidos na sala de recursos. Desta vez, realizamos as oficinas em ambientes abertos na escola, como no jardim, até mesmo para os alunos saírem um pouco da rotina da sala de aula. A nova atualização no sistema nos permitirá levar as oficinas até mesmo para as escolas do interior”, pontuou.

“Estar em outro ambiente, podendo proporcionar a aprendizagem fora da internet e em outros espaços da escola que não sejam a sala de aula, é enriquecedor. É um projeto de sucesso, que tem futuro, que muito tem contribuído a elevar os índices de aprendizagem e de forma muito prazerosa”, disse a diretora da escola, Regina Jacobsen.

A Faceli tem oferecido o apoio técnico, disponibilizando orientação do Me. Cidimar Andreatta, da área de Matemática e Ciências da instituição, que junto ao Gabriel tem buscado melhorias na interação entre alunos e professores, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe, além de manter o aluno envolvido no aprendizado, por meio do aplicativo. “O aplicativo já traz novidades também na metodologia, com perguntas até mesmo voltadas à economia, espaço e sustentabilidade, que foram acrescentados. Ao trazer a realidade da cidade à qual o aluno está inserido os resultados são sempre melhores”, destacou Gabriel.

A secretária de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli frisou que o uso de ferramentas como estas auxiliam no aprendizado e torna o ensino mais prazeroso. “Fico feliz quando vemos jovens como o Gabriel focado em desenvolver e aprimorar um projeto que vem auxiliando e motivando o desenvolvimento dos nossos alunos”, falou.

Como funciona

Após identificar a dificuldade do aluno João, da Emef “José Modeneze”, para somar, o Gabriel explicou que foi montada uma loja virtual para venda de relógios no aplicativo envolvendo a Matemática Financeira. O aplicativo é uma ferramenta tecnológica em que o aluno não fica preso apenas em um mundo virtual, além de estudar vários conteúdos, visto que o aplicativo tem uma sequência didática que estabelece comandos para desenvolver na sala. Agora, foi inclusa, além da Matemática, a sustentabilidade com a resolução de problemas ecológicos que surgem dentro da lojinha de relógios, como o descarte correto do lixo produzido. O próximo desafio é introduzir Geografia e História no aplicativo.

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