mel vianaUma das características mais presentes no mel produzido em Viana é sua origem natural! O alimento produzido no município e é comprovadamente orgânico, ou seja, não conta com nenhum agrotóxico, antibióticos ou pesticidas em qualquer fase da produção. A verificação da qualidade do alimento foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Santa Catarina, que apontou a especificidade do mel produzido na região rural cidade.

Em 2018, cerca de 20 toneladas do alimento foi produzido no município e para 2019 a expectativa é de manter a produção. O presidente da Associação Vianense de Apicultores (Aviapis) Maurílio Brandão, destaca que a reserva ambiental ampla da região de Jucu e Baía Nova, onde boa parte das colmeias estão localizadas, com plantas nativas que oferecem condições ideais para as abelhas produzirem mel silvestre sem utilização de agrotóxico. “As condições climáticas foram favoráveis para manter a qualidade do nosso mel”, explica.

Para esse ano, uma ferramenta que potencializará a produção do alimento é a Casa do Mel, localizada em Jucuruaba, região rural do município. O local, inaugurado no final de 2018, conta com equipamentos necessários para os processos de desoperculação, centrifugação, envase e beneficiamento do mel. “Com a Casa do Mel a produção anual em Viana poderá ser até ampliada. Essa é nossa expectativa”, acrescentou o secretário de Agricultura de Viana, Antônio Carlos da Silva Esquincalha.

Os benefícios do mel orgânico

Entre os benefícios para saúde, o mel orgânico preveni infecções, melhora o desempenho físico, melhora o sistema digestivo e alivia a dor de garganta. Doce e poderoso, a forma orgânica não processada de mel é uma fonte adequada de vitaminas, minerais e antioxidantes e pode ajudar a tratar vários problemas de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *