Dólar Em baixa
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,132

Aparelho dentário irregular pode causar a perda dos dentes

O que pode ser moda entre os jovens pode causar danos sérios aos dentes. Aparelhos dentários que são colocados sem o auxílio de um dentista pode causar problemas na arcada dentária do indivíduo, por exemplo, danos na mastigação, reação alérgica e ocasionar a perda dos dentes. Adolescentes no Espírito Santo e no Brasil estão aplicando materiais impróprios nos dentes sem a supervisão de um especialista.
Borrachas, fios e elásticos são vendidos de maneira indevida por sites da internet e camelôs. É utilizado por jovens como assessório de moda, sozinhos muitos deles fazem aplicação do material com uma espécie de cola extraforte, que cola as borrachas nos dentes passando entre eles os fios do aparelho caseiro.
O Conselho Regional de Odontologia (CRO-ES) alerta sobre os riscos para a saúde bucal, a moda entre adolescentes de colocar elásticos e fios ortodônticos coloridos por conta própria, podem ocasionar graves problemas. Entre eles estão a perca dos dentes, sensibilidade, dificuldade para mastigação, inflamação e lesões na gengiva.
O CRO-ES vem recebendo denúncias contra a venda ilegal desses acessórios por camelôs e pela internet, inclusive flagrante de uma vendedora ambulante na Av. Central, em Laranjeiras, Serra.
O dentista Gabriel Ribeiro Nunes (25), fala que os adolescentes não devem ser influenciados por vídeos ou qualquer outro conteúdo disponível na internet, nem seguir instruções de leigos quanto a aspectos relacionados a estética e sorriso. Caso tenha interesse em fazer o uso do aparelho devem procurar um profissional capacitado na área de ortodontia em específico.
A cirurgiã-dentista Lícia Aguillar Freitas e presidente da Comissão de Ética do CRO-ES conta que devido a todos esses problemas, aconselha que ao se deparar com pessoas oferecendo a aplicação desses aparelhos, devem denunciar ao CRO-ES. Somente os cirurgiões-dentistas são os profissionais habilitados para a realização deste serviço. “O que pode ser moda entre os jovens pode causar danos sérios aos dentes. Por isso a importância de sempre procurar cirurgião-dentista para realizar esse ou qualquer tratamento odontológico”, afirma.
A presidente do CROS-ES diz que só pode abrir processo contra profissionais inscritos. “Quando identificamos casos de falsos profissionais que aplicam ou fazem qualquer tipo de atendimento, a denúncia é encaminhada para os órgão competentes como Polícia, Vigilâncias e Ministério Público”, ressalta.
A denúncia pode ser feita pelo telefone 27 3325-2002 ou por e-mail: [email protected]. (com informações de Rodrigo Cruz)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas