Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,204

André Pimentel Filho assume a chefia do MPF/ES

O procurador da República André Pimentel Filho é o novo procurador-chefe do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES). Ele assume o cargo nesta terça-feira, 1º de outubro, em cerimônia a ser realizada em Brasília, às 17h30. O procurador da República Júlio de Castilhos é o novo procurador-chefe substituto.
Eleito por unanimidade, André Pimentel Filho até então era procurador-chefe substituto e exercia interinamente a chefia do MPF/ES desde que a procuradora Nadja Machado Botelho saiu de licença-maternidade, em março deste ano. Ele também ocupava o cargo de procurador Regional dos Direitos do Cidadãos (PRDC).
O novo procurador-chefe vai dar continuidade à gestão de Nadja Machado Botelho, ao lado de quem vinha atuando nos dois últimos anos. A intenção é dar sequência ao trabalho desenvolvido, principalmente no que diz respeito à ampliação da estrutura da Procuradoria da República no Espírito Santo e a estreitar as atividades com entidades com as quais o MPF se relaciona.
O Ministério Público Federal tem como principal atribuição a defesa dos interesses da coletividade. Entre esses interesses estão o combate à corrupção, os direitos humanos, a democracia, o respeito às diferenças de etnia, sexo, crença e condição psicofísica; a correta aplicação de verbas em educação, saúde e segurança; a proteção do meio ambiente, dos índios, das crianças, dos adolescentes e dos idosos; e a preservação do patrimônio cultural.
Trajetória. André Pimentel Filho nasceu em Colatina, Noroeste do Espírito Santo, e tem 34 anos. Casado e prestes a ser pai, é formado em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV) e mestre pela Universidad de Alcalá (UAH), de Madrid, na Espanha. Passou em seu primeiro concurso público aos 23 anos, ainda na faculdade. Já foi procurador da Advocacia Geral da União (AGU), procurador da Fazenda Nacional e promotor de Justiça no Ministério Público do Espírito Santo.
Desde 2005 está no Ministério Público Federal, onde atuou, primeiramente, na Procuradoria da República em São Mateus. Em 2008, foi removido pra a Procuradoria da República no Espírito Santo, cuja a sede é em Vitória. A partir dessa data, sempre atuou na área de cidadania, estando à frente da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, uma área em que sempre quis trabalhar.
Recentemente, André Pimentel Filho foi vencedor da categoria Direitos do Cidadão do 1º Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal. Promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), o Prêmio República valoriza e divulga as atuações bem sucedidas, que contribuam para a defesa da Justiça, da sociedade e do estado democrático de direito. A ação vencedora estabeleceu a adaptação das cédulas do Real às necessidades de pessoas com deficiência visual.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas