Dólar Em baixa
5,199
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,199

André Garcia: “é necessária a continuidade na Segurança”

Leone Oliveira – [email protected]

Anunciada a cúpula da Segurança Pública capixaba no próximo Governo com a proposta de continuidade. É o que afirma o secretário André Garcia, que permanecerá no comando da Sesp. Prova disso é que a coordenação dos projetos contra a violência no Espírito Santo serão mantido com a secretaria de Ações Estratégicas. Pasta que será dirigida pelo é promotor de Justiça Evaldo Martinelli.
O secretário de Segurança ressaltou que tanto ele quanto Martinelli não possuem filiação partidária – ambos são servidores públicos de carreira. A decisão de escolher dois nomes com esse perfil aponta, avalia ele, para o caminho indicado pelo governador eleito de profissionalizar a gestão do Estado.
Garcia salientou que “não se faz Segurança Pública de supetão e no improviso”, sendo necessária perenidade e continuidade. De acordo com ele, as palavras de ordem serão trabalho, determinação e gestão. “A ideia é aperfeiçoar, colocar o pé no acelerador para dar continuidade as reduções anuais dos indicadores de crimes letais e intencionais, o principal deles homicídio”, afirmou.
Segundo ele, pelo quinto ano seguido, o Estado vai fechar o ano com redução no número de homicídios. Parte dessa queda dos índices, na atual gestão, se deu pela implantação do programa estado presente, que levou ações conjuntas entre secretarias as áreas mais vulneráveis para a prevenção da violência.
A ocupação social será uma das ferramentas da próxima gestão, porém o secretário não soube informar se o programa mudará de nome. “O que menos importa é o rótulo do programa. O que importa mais é que a gente consiga consolidar uma tendência de redução dos indicadores e consolidar, ao longo dos anos, uma política de Segurança do Estado”, declarou.
Perguntado se havia informado ao atual governador, Renato Casagrande, sobre o convite de integrar a equipe de Paulo Hartung, Garcia disse que avisou ao chefe do Executivo que lhe desejou sucesso.
Martinelli nas Ações Estratégicas
A cúpula de Segurança na gestão de Hartung ainda contará com a presença de Evaldo Martinelli. Ele que já ocupou a cadeira de secretário na Sesp, agora vai comandar a Secretaria de Ações Estratégicas (SEAE), que foi criada durante a gestão de Casagrande.
Essa secretaria que será responsável por coordenar as ações de ocupação social, no próximo Governo, definindo os grupos e áreas prioritárias. Martinelli enumera o trabalho integrado entre a Segurança com as demais secretarias como o foco. “A questão da violência não se resolve apenas com polícia. O Estado tem que se envolver como um todo para melhorar os índices. É um conjunto de ações”, destaca.
De acordo com ele, essa ocupação deve acontecer, principalmente, pela educação e no empreendedorismo com a geração de oportunidades. “Esse não é um processo que estabelece as metas e ele vai em linha reta. Os atores vão mudando, os índices vão se alterando e a gente tem que ir adequando a esse processo”, explicou Martinelli.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas