Dólar Em alta
5,173
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,173

Análise de material despejado pela Vale na Praia de Camburi deve sair em 15 dias

Foto: Juntos SOS Ambiental / Divulgação Iema
Foto: Juntos SOS Ambiental / Divulgação Iema

Frequentadores das praias de Camburi, em Vitória, terão que esperar quinze dias para saber se os efluentes industriais despejados da Estação de Tratamento na praia Mole, pela empresa Vale são prejudiciais ao meio ambiente. Na última sexta-feira (01), em decorrência das fortes chuvas, o material se espalhou rapidamente e mudou a coloração da Praia de Camburi.

De acordo com a diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Andreia Carvalho, técnicos do instituto estiveram no local, no último sábado (02). Além do de coletar as amostras, o Iema emitiu o auto de intimação, onde foi exigido todo o monitoramento, pela Vale, para que seja caracterizado o impacto e a composição desse efluente.

Já a Vale declarou que as chuvas fortes dos últimos dias teriam motivado o lançamento de efluente. A empresa alegou ainda que durante a sexta, e manhã de sábado choveu na Grande Vitória 133 milímetros, quase o esperado para todo o mês de dezembro, segundo a média histórica de 166 milímetros dos últimos 16 anos.

A empresa afirma ainda que o procedimento é previsto junto aos órgãos ambientais em situações de chuva extrema, que o material é inerte e já havia passado pelo sistema de tratamento, sendo lançado por um ponto licenciado pelo órgão ambiental e monitorado constantemente.

Texto: Úrsula Carvalho

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas