Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,148

Ambulantes de Linhares são orientados quanto ao comércio em áreas públicas

Ambulantes de Linhares são orientados quanto ao comércio em áreas públicasA Prefeitura de Linhares, por meio das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Defesa Civil e de Obras e Serviços Urbanos, realiza ações de orientação e conscientização aos ambulantes, com vistas aos Códigos Municipais de Postura e Tributário, que regulamentam o comércio e prestadores de serviços ambulantes e atividades afins em áreas públicas e particulares na região central da cidade.

Os trabalhos têm sido realizados desde 2017, com o objetivo de adequação dos ambulantes em áreas regulares como as feiras livres e eventos do Dia de Finados (2 de novembro), por exemplo; bem como a Virada Cultural, Forró Pontal, Feira Gastronômica, Verão Pontal, além de eventos particulares.

Até o momento, já foram orientados 150 ambulantes, dos quais 57 foram notificados por irregularidades. Em uma das ações, por exemplo, um reboque foi multado por estar estacionado em local proibido. O proprietário, que era condutor do reboque, estava com a habilitação vencida, e o carro com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado.

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Linhares, Laurindo Charles, os trabalhos de orientação visam levar mais segurança pública e jurídica aos vendedores ambulantes, no que se refere às autorizações pertinentes ao seu negócio, como a necessidade prévia da expedição de alvará junto à Prefeitura.

“É um trabalho para atender um asseio tanto dos vendedores ambulantes, quanto dos comerciantes regulares, pois sabemos que o país não passa por um momento bom em relação à geração de empregos formais. Por este motivo, estamos realizando a fiscalização”, informa o diretor Laurindo Charles.

A Prefeitura informa que os vendedores ambulantes devem se dirigir à Divisão de Fiscalização de Obras e Postura (DFOP) para realizar um cadastro, com o objetivo de relatar o tipo de produto a ser vendido e os locais e horários adequados para a venda. Os profissionais serão orientados quanto ao controle sanitário, em caso de produto alimentício, e encaminhados à prefeitura para o recolhimento da taxa de expedição do alvará de ambulante, que deverá estar exposto em ponto visível aos consumidores.

A Divisão de Fiscalização de Obras e Postura (DFOP) está localizada na sede da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOB), situada à Avenida Cerejeiras, nº 300 – Edifício Comercial Prima Cittá – Bloco II, bairro Movelar. O atendimento é de segunda a sexta-feira, no horário das 12 às 17 horas.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas