Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Alunos e servidores da Ufes podem entrar em greve na próxima semana

ufesAlunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que ocupam prédios do campus de Goiabeiras em Vitória, decidiram em assembleia pela greve. A “votação” aconteceu em frente à reitoria na noite desta quarta-feira (9). Porém a greve não teve a aceitação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que não legitimou a votação. O motivo seria a forma como a decisão foi tomada, por contagem de mãos.
O presidente do DCE, Raphael Simões, 24, disse que a coordenação da votação não foi feita pelo diretório, segundo ele há um método mais confiável para decidir. “Quando é utilizada a votação por contagem de mãos, não é possível conferir se todos que votam são estudantes da Ufes, o ideal é o voto por lista como já foi feito em outros campi. Por isso, o DCE se posicionou invalidando esta assembleia”, destacou.
Quando é decidido pela greve de acordo com Raphael, é solicitada a suspenção do calendário acadêmico feita pelo Diretório. Mas como o DCE foi contra a assembleia isso não será feito. “Por enquanto a suspensão do calendário não acontecerá, até uma nova assembleia ser marcada. Não temos data definida para realiza-la, mas provavelmente será na próxima semana, após o feriado”, acrescentou o presidente do DCE.
Na Ufes os prédios que permanecem ocupados são o IC 2 e 3, onde estudam os alunos de Ciências Humanas e Naturais, o IC 4 dos alunos da Educação, todos os prédios do Centro de Artes e de Educação Física. Nesses locais não tem aulas, nos demais elas acontecem normalmente.
Raphael, ainda destaca que os alunos que participam do movimento de ocupação pretendem acompanhar a manifestação nacional que acontece nesta sexta-feira (11). Na paralisação geral os protestos são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 (antiga PEC 241), contra a reforma do ensino médio (MP 746), reformas da previdência e trabalhista, a lei da terceirização e as privatizações das empresas públicas. “Nós vamos acompanhar primeiro a assembleia dos professores, que acontece de manhã e em seguida partimos para a manifestação nacional. É importante acompanharmos toda e qualquer movimentação que seja em defesa da educação”, concluiu.
Greve dos servidores
Os servidores da Ufes anunciaram que vão entrar em greve a partir do dia 16 de novembro, ocupando também alguns setores dos campi. Uma decisão tomada em assembleia geral, realizada nesta quarta-feira (9) na sede do Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes), no campus de Goiabeiras. Na pauta de greve também está a PEC 55, além de reivindicar a manutenção e o cumprimento do acordo da greve de 2015 por parte do Governo Temer.
Em relação ao que funcionará na Universidade durante a greve, a Sintufes informou que isso será decidido pelo Comando de Greve do Sintufes a partir do dia 16. Uma assembleia será realizada no mesmo dia, para definir também como vai funcionar o Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam).
Na assembleia também foi aprovada a participação na manifestação nacional desta sexta-feira (11), com concentração na sede do Sintufes, na Ufes a partir das 8h.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas