Dólar Em baixa
5,234
17 de abril de 2024
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,234

Alunos do Ifes fazem protesto após não terem notas do Enem 2015 divulgadas

Os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) fizeram um protesto na frente da escola na tarde na desta quarta-feira (5). O motivo do protesto foi por não terem sido divulgadas as notas do Enem do Ifes, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anuncio das notas foi feito nesta terça-feira (4).

O protesto foi pacífico e começou de “forma bem espontânea por parte dos estudantes”, foi o que disse João Vitor Martins, 18, estudante de eletrotécnica e integrante do Grêmio Escolar do Instituto. “A não divulgação das notas do Ifes é uma tentativa de não dar visibilidade ao Instituto Federal e aos resultados das escolas publicas. É uma tentativa de tirar a visão da sociedade de que é possível uma escola pública e de qualidade sem precisar pagar uma mensalidade absurda”, reforçou o estudante.

Arthur Neves, 20, que também integra ao Grêmio, destaca que a mudança do critério de divulgação, foi muito próxima da divulgação das notas. “Com isso eles conseguiram não divulgar a nota do Enem, e mantiveram só as notas das escolas que tem o ensino médio regular, no novo conceito deles”.

O coordenador geral de ensino Kefren Caligari, informou que em resposta oficial, eles foram informados que havia uma mudança no critério da portaria 501. “Mas essa mudança foi publicada somente no dia 28 de setembro, ou seja, as vésperas de sair o resultado. A gente esperava que esse resultado saísse de julho pra agosto, como foi o ano passado e não saiu. Isso foi segurado durante todo esse tempo, por algum motivo que nós não sabemos”, ressaltou Kefren.

Os alunos tentaram se comunicar com os órgãos oficiais do Governo, mas para eles as respostas foram de incerteza. No novo critério para a não divulgação das notas, o Inep disse que as escolas federais com ensino técnico integrado, “não são mais do publico alvo do Enem 2015”, destacou Arthur. O coordenador frisou que á uma contradição na resposta que eles obtiveram. “Quando os alunos acessam os resultados individuais, eles estão cadastrados como ensino médio regular. Inclusive os que vão fazer o Enem em 2016. Ou seja, mudaram as coisas, com algum objetivo um pouco escuso, que a gente ainda está tentando entender”, reclama.

Para o professor do instituto Alex Jornane, fica uma dúvida. “O estado tem alguns colégios que são profissionalizantes integrados, por exemplo, o Vasco Coutinho. As notas deles foram divulgadas, qual é a diferença, entre Vasco Coutinho e Ifes? Não há nada que se sustente na argumentação que o Inep está apresentando”.

Os alunos explicaram que não programaram nenhum outro protesto para hoje (5). Mas que eles estão alinhando discursos para ter uma força tarefa e não descartam que novos protestos podem acontecer.

O coordenador geral de ensino espera que está medida provisória acabe. “Temos a expectativa que a MP seja barrada completamente porque educação não se faz com medida provisória, educação se faz com diálogo. Gostaríamos de sermos ouvidos e fazer um apelo à sociedade capixaba, que passou por essa instituição”, finalizou Keren.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas