Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aluna do 9º período do curso de Direito da UVV, Francielen Silva, 21 anos, moradora do bairro Alvorada em Vila Velha, lança no próximo dia 21 de maio, o livro “A Lesão no Direito Civil Brasileiro”, em parceria com Dr. Henrique Geaquinto Herkenhoff, seu orientador no Grupo de Iniciação Científica da instituição, programa em que é bolsista.

Francielen acabou o ensino médio decidida a fazer o curso de música na Ufes e chegou até a se matricular , mas pesquisando melhor sobre os cursos disponíveis, na última hora acabou optando pelo curso de Direito. Ela não se arrepende e se diz apaixonada pela área jurídica. Desde o início do curso sempre teve especial interesse pelo estudo científico, principalmente na área de Direito Civil. Seu professor da matéria na graduação era Dr. Henrique Herkenhoff, renomado advogado, tendo atuado como procurador de diversos órgãos públicos, membro do Ministério Público Federal em 1ª e 2ª Instância, Desembargador Federal do TRF3 e Secretário de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo.

Ao estudar o tema “vícios do consentimento”, que geram a invalidade dos contratos e demais negócios jurídicos, teve muitas dúvidas sobre a aplicabilidade prática do assunto. Percebendo o interesse da aluna, Herkenhoff lhe propôs iniciar um estudo científico, com foco no vício do consentimento “Lesão” e ela aceitou o desafio. Foi aí que ingressou no Grupo de Iniciação Científica, no 4º período da graduação, com objetivo inicial de produzir artigo científico.

Teria um ano para entregar o trabalho, mas diante do grande interesse da aluna em ampliar as pesquisas e de sua dedicação, o professor Henrique acabou por convidá-la a aprofundar as pesquisas e juntos publicarem um livro. “Quando ela me mandou a primeira versão da pesquisa, eu não acreditei que uma aluna do sexto período pudesse ter feito um trabalho tão bom; mas quando me convenci de que não havia plágio nem nada de errado, cheguei à conclusão de que só havia um caminho: aprofundar e publicar. Compramos todos os livros já publicados sobre o assunto em português, espanhol, italiano, francês e inglês. Foram 4 anos de pesquisa, tivemos auxílio de tradutoras e outros pesquisadores, eu escrevi a maior parte dos trechos sobre História e Economia, mas 80% do trabalho foi dela mesmo. Seguramente, a mais ampla revisão bibliográfica, a mais profunda pesquisa da jurisprudência brasileira, a reflexão mais madura sobre o instituto que eu vi publicada no Brasil. Sem dúvida, já seria um feito espantoso para um doutorado. Algo assim antes de terminar a graduação é um feito sem paralelo”, diz Herkenhoff.

Francielen além de estudar para terminar sua graduação, hoje é estagiária da Justiça Federal do Espírito Santo. “Me sinto honrada e muito feliz com a rica oportunidade, não só de aprender tanto com alguém com o professor Henrique, que é uma grande referência, como de publicar o livro ainda na graduação de direito”, diz.

Serviço:

Lançamento do Livro “A Lesão no Direito Civil Brasileiro”

Autores: Francielen Silva e Henrique Geaquinto Herkenhoff

Dia: Segunda-feira, 21 de maio

Local: Cineteatro da UVV

Hora: 19h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *