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Aline Riscado e Carol Nakamura desfilam no segundo dia do Vitória Moda

Uma passarela estrelada foi a marca do segundo dia de desfiles do Vitória Moda 2018, nesta sexta-feira (3). As modelos Aline Riscado e Carol Nakamura fizeram presença, respectivamente, nas apresentações da Magia do Mar e da Maldivas Beachwear.

A moda masculina também foi destaque, com a Onland e a Florest apresentando coleções voltadas para o Sol e o verão. Uma novidade foi o lançamento da marca Mahè, estreante na moda, com uma coleção inspirada em Seychelles.

Confira a cobertura completa do segundo dia de desfiles!


Onland

O astro Rei foi a inspiração da marca de moda masculina Onland para criar a nova coleção, desfilada nesta sexta-feira (3) no Vitória Moda. Nomeada “Até onde vai o Sol”, a intenção foi traduzir nas peças o nascer e o pôr do Sol.

Segundo o estilista Renan Intra, a ideia que prevaleceu para o desenho das peças foi o conforto e o estilo, aliados à novas técnicas de corte a laser, e estampas marmorizadas e estonadas. Além da aposta no nude, a paleta de cores foi predominantemente azul, cinza, verde musgo e vermelho, a coleção trouxe muitos padrões de folhagens, principalmente nas bermudas. Outra peça apresentada foram os mini shorts masculinos em moletinho, tendência forte lançada em junho no desfile SS2019 da Prada, em Milão. De acordo com Intra, esses shorts trazem versatilidade para o dia-a-dia.

Outra tendência que já é forte na moda capixaba é o social com pegada mais praia. Para Intra, o objetivo foi desconstruir a formalidade sem perder a elegância e o estilo. E o grande lançamento da marca foram as sungas, apresentadas pela primeira vez no desfile, que abriram o leque de opções da Onland.


Nananne

Fundada há aproximadamente três anos, a Nananne pode ser definida como uma marca artesanal que produz uma espécie de alta moda para a praia. As peças, todas feitas à mão por artesãs e costureiras capixabas, possuem ar de unicidade e exclusividade.

No desfile desta sexta-feira (3), a grife fez um convite a aproveitar as condições favoráveis de mar o ano inteiro na coleção “ao mar enquanto há mar”. Segundo a estilista Marianne Cortes, a maior inspiração para criar foram as praias capixabas e os elementos das paisagens, além do fato de termos “Sol e praia o ano todo”.

Para a estilista, a marca soube trazer seu DNA às passarelas com os trabalhos em crochê. Em uma paleta de cores neutra, com marrom e branco em abundância, além do bege, azul escuro e rosa millennial, os biquínis e maiôs eram, em sua maioria, em crochê e macramê. A Nananne também apresentou a tendência do rosset metálico nos biquínis.

O ponto alto do desfile foi o maiô todo confeccionado em macramê. Na cor rosa, a peça fechou a desfile com chave de ouro.


Florest

A capixaba Florest, como o nome já transmite, tem uma pegada ambiental muito forte. E neste ano, a coleção não foi diferente. Só que neste ano, a terra foi mesclada com o Sol na coleção “Ensolarados”. De acordo com, a intenção foi reunir o verão com a natureza e criar peças versáteis. Ele afirmou que o verão proporciona muitos momentos singulares e esse fato foi traduzido nas roupas apresentadas.

Toda trabalhada no branco, off-white, cru e azul, em contraste com as cores quentes como o vermelho e o amarelo e as nuances de cores, a coleção trouxe peças muitas peças listradas, estampas de folhagens e um corte mais ajustado ao corpo. A marca também apostou em shorts com o comprimento mais curto, além das tradicionais regatas e camisetas.

A grande novidade da Florest foi a alfaiataria desbojada. Raiony explicou que o objetivo foi criar um casual arrumado unindo conceito e proposta, para que os homens possam sair de casa de manhã para trabalhar e possam continuar com a mesma roupa até a noite para ir em uma festa, por exemplo, sem perder o estilo. O tecido tendência que a marca apostou nessa parte da coleção foi o linho, tanto colorido como cru.


Mahè

O arquipélago de Seychelles, no norte da África, desembarcou nas passarelas da Mahè, marca que foi lançada na noite desta sexta-feira (3) no Vitória Moda. A grande inspiração da estilista Keila Fabres foi o Vallée de Mai, uma reserva natural do arquipélago com diversas flores endêmicas e que, segundo os nativos, teria sido o palco do lendário Jardim do Éden.

A estampa sensação da coleção foi a ‘Costela de Adão’, em um tropical revisitado com cores mais sofisticadas, em um contraste do preto com o vermelho, amarelo e verde água. Outra estampa foi o redesenho de um leque, inspirado nas famosas palmeiras de Seychelles, em um contraponto mais moderno e geométrico.

Uma característica encontrada na maioria das peças foi a fluidez. Em kaftans longos e quimonos com franjas, a leveza e a sensação de conforto, sem perder a elegância, conseguiram traduzir o desejo de Fabres.

Outra peça-desejo da coleção foram os biquínis e maiôs amarelos. Aliados com acessórios em pedrarias, prometem ser os queridinhos do verão.


Flerte

A biologia tomou conta da coleção da marca Flerte, criada sob a batuta da estilista Edna Bersot. Ela explicou que a principal inspiração da coleção ‘Quelônios’ – ordem do reino Animal – foram as tartarugas, representadas em estampas exclusivas criadas por Eliana Barbosa.

Ao som de Mariana Coelho, participante do The Voice Brasil, a marca apresentou desde peças para o cotidiano até o moda praia. Calças leves e mais soltas foram combinadas com bodys. As cores mais vistas foram o coral, o verde e metalizados como o bronze e o dourado. Os tecidos usados para compor as peças foram o fluity, a seda e a lycra especial com proteção UV.

Edna também apostou no artesanal, na forma de texturas e macramês, tendência que promete estar em alta no verão. Além disso, o uso da lycra em rosset metálico também foi explorada nos biquínis e maiôs.


Maldivas Beachwear

A empresária e estilista Malu Furtado trouxe a modelo Carol Nakamura para abrir com chave de ouro o desfile de sua grife, a Maldivas. A coleção, Girls from Brasil, foi uma exaltação à beleza das mulheres brasileiras e a diversidade do país.

Segundo Malu, a intenção de trazer Nakamura, de origem japonesa, foi exatamente para traduzir o cerne da coleção, ou seja, nipo-brasileira “alto astral” que transmite toda a brasilidade e a diversidade.

O macramê também esteve presente na passarela da marca. Para a estilista, a técnica é uma tendência que promete ser quente no verão: “o macramê já ronda o mercado há dois anos. No verão passado ele não pegou, mas nesse ano ele vai ser muito bem aceito”. Outra aposta da marca foi a utilização do rosset, sobretudo metálico, para um nicho da coleção chamado De Luxe.

A paleta de cores apresentou o branco e o azul, além das cores como laranja e verde musgo. Malu também saiu da praia para uma festa de verão ou uma tarde no iate, por exemplo, com saídas de praia e vestido, por exemplo. Em tule, um tecido leve, ou renda, prezou-se pela transparência sem perder a elegância, em peças listradas.


Dupla Meninna

A sensação durante a o desfile da marca Dupla Meninna foi que Cuba estava bem à frente, com seu estilo e alegria. Segundo as irmãs Elaine e Eliane Bragança, a intenção foi trazer o espírito latino, que transmite uma energia singular e que se mantém forte independente de qualquer coisa.

Marca do estilo latino, os babados estiveram presentem nas mangas e nas barras dos vestidos, em sua maioria no comprimento ‘sereia’. As fendas também foram destaque nas peças da coleção, traduzindo a sensualidade da mulher. A grife também apostou em quimonos, desta vez com babados na cauda.

Outro fator interessante da coleção foram os maxibrincos. Elaine explicou que o objetivo foi trazer acessórios, exclusivos, que destacavam as roupas da coleção.


Code 121

‘Natureza urbana’ foi a coleção que a Code 121 apresentou, em um trabalho artesanal que prezou pelas cores vivas e o toque macio. Feitas a mão e pensadas no bem-estar, as peças tinham caimento mais justo ao corpo e o tecido possuía toque acetinado.

Outro ponto interessante da coleção foi a técnica de tie dye amarelo no tecido branco. A marca também apostou no linho cru.


Saia de Chita

Fazendo jus ao nome da marca, a Saia de Chita trouxe os florais à passarela. Usando a chita como tecido, as cores quentes foram o foco, principalmente o laranja e o rosa.

Uma novidade foi a aposta em estampas digitais em peças mais de corte mais moderno. A pochete com franja também foi uma tendência apresentada pela coleção e que deve continuar sendo a queridinha. Outra peça diferenciada foram coletes mais pesados, com aplicações forais de chita.


Magia do Mar

Completando 25 anos, a Magia do Mar trouxe a modelo Aline Riscado para comemorar a grande trajetória no mercado da moda. Abrindo o desfile, Aline arrancou ovações da plateia, desfilando uma coleção de inspiração desértica.

Lugares como Marrakech e Merzouga (uma aldeia do Sarra) foram as principais formaram a iconografia perfeita para a coleção da marca. Uma estampa com desenhos de camelos e dunas de areia foi criada exclusivamente para compor os maiôs, biquínis e sungas da coleção. Outra estampa foi a de paisagens das cidades desérticas e dos palácios dos sultões. Estampas essas combinadas com padrões geométricos.

Outro queridinho que voltou para a coleção foi o modelo ‘levanta-bumbum’, com textura metalizada. Os modelos ombro a ombro e cintura alta marcada também fizeram parte das peças apresentadas.

A paleta de cores focou em tons mais terrosos, como o bege, o marrom e o amarelo. Sempre combinados com o contraste com o preto.

Por Pedro Cunha ([email protected])

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