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Marcella Salles praticou surfe até o quinto mês de gravidez. (Foto: reprodução/Facebook)

Por Patrick Pereira

Uma gravidez saudável e tranquila. É isso que todas as futuras mamães querem em um dos períodos mais importante da vida. Para isso, a junção de exercícios físicos leves e uma boa alimentação é fundamental.

Muitas mulheres aproveitam o período da gestação para comer sem culpa e com isso ganham alguns quilos extras. Porém, isso pode ser prejudicial para saúde das grávidas e dos bebês. De acordo com a nutricionista Camila Pelles Marcarini, as gestantes devem manter uma alimentação equilibrada durante esse período.

“Durante a gestação muitas mulheres apresentam anemia. Por isso, é interessante aumentar o consumo de alimentos que contêm ferro, como feijão, beterraba, couve. Quanto mais natural a alimentação melhor.”, contou a nutricionista.

Marcarini ainda disse que as mulheres devem tomar em média três litros de água por dia e evitar alimentos com conservantes e industrializados. “Devem evitar bebidas alcoólicas, refrigerante e excesso de açúcar. Como durante a gravidez as mulheres retêm muito liquido é importante melhorar a hidratação. Além disso é importante manter o peso e realizar atividade física com acompanhamento de um educador físico”, complementou a nutricionista.

Em busca de uma gravidez saudável a universitária Damares Brandão, 23 anos, que está grávida de sete meses, faz caminhada três vezes por semana. Ela contou que fazia musculação e muay thai antes da gravidez. “Parei porque pegava muito peso e tinha risco de queda. Acho a atividade física muito importante, pois durante a gravidez, muitas vezes me sinto cansada.  Mas a caminhada já me ajuda muito e me sinto mais leve”, contou a universitária.

Damares, que está grávida do primeiro filho, contou ainda que cortou o sal e o açúcar de sua alimentação durante a gravidez. Já a costureira Alessandra Rayssa Oliveira, 35 anos, grávida de oito meses, contou que não come carne vermelha e mantem uma alimentação mais balanceada. “Como alimentos mais saudáveis como frutas e verduras. Além disso, evito alimentos mais salgados”. Disse.

De acordo com a nutricionista Marcella Salles, as grávidas devem consumir alimentos que possuem vitamina C. “O consumo de vitamina C ajuda na absorção do ferro. É importante acrescentarmos vitaminas, minerais, ferro, zinco e ômega 3 durante a gravidez. O ômega 3 ajuda na formação neural do bebê e é encontrada no atum, sardinha e linhaça”, afirmou.

A nutricionista, que teve um filho há um mês, ainda disse que é importante que as grávidas façam atividade física durante a gestação. “No primeiro trimestre é importante manter uma atividade física leve com orientação médica”, disse.

Salles, que praticou surfe até os cinco meses de gestação, disse que as grávidas podem fazer pilates, hidroginástica, natação e caminhada. “É importante que as grávidas mantenham o peso para ter uma gestação saudável. A média de ganho de peso durante uma gestação é de 9 a 12 quilos”.

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