Dólar Em alta
5,173
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,173

Ales terá Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer Infantojuvenil

Foto: Reinaldo Carvalho
Foto: Reinaldo Carvalho

O deputado estadual Doutor Hércules protocolou pedido de instalação da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer Infantojuvenil na Assembleia Legislativa. O grupo parlamentar suprapartidário foi lançado no Fórum Regional de Políticas Públicas em Oncologia Pediátrica, que aconteceu na última quarta-feira (10) com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Teresa Cristina Cardoso Fonseca.

Os trabalhos da Frente estão programados para começar ainda neste mês. A primeira reunião está marcada para 31 de maio na Assembleia Legislativa, Plenário Dirceu Cardoso. As atividades começam às 15 horas. É prevista a participação da presidente da SOBOPE.

“Temos necessidade de interação regional entre os profissionais de oncologia pediátrica e órgãos políticos. Aproximar os gestores estaduais das dificuldades encontradas é passo importante para que cada criança alcance a cura”, explica o deputado Doutor Hércules, que protocolou o pedido de abertura da Frente na última quarta (11).

A instalação desse grupo parlamentar suprapartidário atende um pedido feito no Fórum Regional de Políticas Públicas em Oncologia Pediátrica, que aconteceu na Assembleia Legislativa. Na ocasião, profissionais e gestores de saúde de diversos locais do Brasil discutiram os desafios do setor e a situação de atendimento enfrentada atualmente no Espírito Santo.

Trabalhos começam no dia 31 de maio

O objetivo da frente é reunir membros do Poder Público e da sociedade civil para debater sobre a assistência oncológica infantojuvenil no Espírito Santo, com foco na prevenção do diagnostico e tratamento, especialmente no que se refere à estrutura física e de recursos humanos do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Vitória).

 “Participo da luta contra o câncer infantojuvenil destinando recursos de emendas parlamentares para Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI) e cobrando melhorias no Hospital Infantil, referencia nesse atendimento no Estado. Em breve vamos inaugurar o novo Pronto Socorro do Hospital Infantil, espaço humanizado e melhor equipado para atender com carinho e dignidade nossas crianças. Entretanto, ainda é preciso continuar a cobrar investimentos no serviço de alta complexidade de oncologia dessa unidade”, disse o deputado.

ES: 156 novos casos por ano

Dados do instituto Nacional do Câncer apontam que 12 mil novos casos em jovens e crianças no Brasil todo ano. Tamanha incidência coloca o câncer infantojuvenil como a principal causa de morte por doença na faixa etária de 5 a 19 anos. No Espírito Santo, uma média de 156 novos casos são diagnosticados anualmente, de acordo com Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas