Dólar Em baixa
5,210
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,210

Agência Nacional de Petróleo investiga movimentação irregular de combustível no ES

IMG-20170411-WA0067A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) investiga movimentação irregular na entrada de produtos envolvendo combustível no Espírito Santo. Entre eles etanol e nafta para adulterar o produto.

O superintendente da ANP, Marcelo Silva, não revelou detalhes sobre a movimentação. Afirmou que o trabalho segue em conjunto com os órgãos locais para identificar as origens e é desdobramento da operação Ouro Branco, deflagrada pela ANP, Polícia Civil e Procon Estadual na manhã desta terça-feira (11).

De acordo com ele, foram fiscalizados 25 postos de combustíveis na Grande Vitória e coletadas 20 amostras de gasolina e etanol. A princípio não foram constatadas irregularidades, mas as amostras serão enviadas a um laboratório no Rio de Janeiro para análise.

“Em dos testes, chamado de proveta, é misturada água a gasolina. Isso promove uma alteração entre os dois para separar etanol e todos os locais estavam dentro das especificações. O outro foi de vazão, onde em um balde aferidor com gasolina é verificado se o consumidor recebeu o que saiu da bomba”.

De acordo com delegado da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), José Arruda, recentemente foram reveladas fraudes em combustível em todo o Brasil. “Sempre recebemos denúncia do consumidor sobre qualidade. Optamos por alguns pontos que estão oferecendo o produto mais barato e fomos verificar alguma adulteração, mas não encontramos”.

O consumidor pode pedir testes para verificar a qualidade do produto no próprio posto. Caso se sinto sentir lesado, deve procurar o Procon. Se confirmadas as irregularidades, o posto pode perder a licença de funcionamento. O responsável responde a inquérito policial com pena de um a cinco anos de reclusão.

A operação continua em todos os postos do Estado. Segundo a ANP, entre outubro de 2016 e março de 2017, 40 postos foram autuados por adulterar combustíveis ou vender quantidades abaixo da descrição da bomba do posto.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas