Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

Aeronave sobrevoou pelo menos 25 minutos antes de perder contato, diz tenente

desaparecido asa delta2As buscas desta segunda-feira (24) pelos tripulantes Mayke Stefanelli Barcellos, de 30 anos, e um amigo, Douglas Siqueira, foram encerradas, e não devem prosseguir durante a noite.

O tenente-coronel Ferrari, do Corpo de Bombeiros, informou que a equipe, composta por cerca de 60 pessoas, concentrou as buscas em dois pontos e partiu dos relatos de pessoas que teriam visto a aeronave. A estimativa é que os dois tenham sobrevoado, pelo menos, 25 minutos, antes de perderem o contato.

“Enviamos uma equipe para confirmar esses relatos e buscar em outras residências próximas outros relatos de avistamento ou não da aeronave. Num ponto onde tinha um relato sólido, até outro onde ninguém viu. Concentramos as buscas nesses dois locais. Ele foi visto mais ao sul e não mais ao Norte. Na região conhecida como Córrego do Farias”.

Segundo o tenente-coronel, as buscas foram realizadas pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) com o Helicóptero Harpia 2 e o Corpo de Bombeiros conduz buscas terrestres. “Os relatos de avistamento foram de aeronaves que passaram sobre a reserva, e trilheiros de motocicletas, que a viram numa região, mas não conseguiram se aproximar. Chegamos a essas posições por meio de Aeranoves Civis, que sobrevoaram e nos deram informação mais precisa”.

Ainda de acordo com o tenente-coronel, dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), outro avião e um helicóptero, estão voando com equipamentos de alta tecnologia, executando os padrões de busca próprios das atividades deles, para eliminar ou não alguns setores de busca.

“As buscas terrestres se concentraram em locais onde a progressão em terra é mais fácil, como eucaliptais e bananais, para que nos reste áreas onde a chegada é mais difícil. Concomitante a isso, nós temos a força aérea, polícia militar e civil, tentando rastrear a ultima localização dos aparelhos celulares deles. Se conseguirmos, temos uma área de busca bem delimitada, o que facilita demais encontrarmos a aeronave”.

No entanto, segundo o tenente-coronel, o Iphone do copiloto só grava as últimas 24 horas, e o Android do piloto não estava com o registro ativado, por ser mais antigo. “Mas ainda estamos tentando localizar. Se acharmos, facilita porque eu já vou em cima. Buscarei um padrão de busca a partir de um ponto fidedigno. Se não, precisamos de relatos de avistamentos consistentes”.

Entre os relatos, há pessoas que dizem ter visto o aeronave cair no final da tarde da última sexta-feira (21), o que não procede, segundo o tenente-coronel. “Ele poderia ter ido a Bahia e voltado e três vezes. Sabemos o horário que ele decolou, quando ainda estava voando e alguns avistamentos. Decolou 5h07, as 5h14 o passageiro enviou uma foto voando. Ele sobrevoou o Córrego de Farias. Estimo uns 25 minutos de voo”.

As buscas continuam na próxima terça-feira (25). Se alguém tiver alguma informação e puder contribuir, deve comparecer ao Aeroporto de Linhares. “Iniciativas foram da coordenação atrapalham. Porque as pessoas acabam procurando em locais onde já fomos e residências onde já perguntamos. Temos que coordenar para otimizar os esforços”, finalizou o tenente-coronel Ferrari.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas