Dólar Em baixa
5,121
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,121

Advogados elegem nova diretoria da OAB-ES nesta quinta-feira (19)

Redação Eshoje com informações de Caio Miranda

f9f524bc_d2b4_43ca_8b51_719dcd7c2ba3-154578Advogados de todo o Estado elegem, nesta quinta-feira (19), das 8h às 17h, a nova diretoria da Ordem dos Advogados (OAB-ES). São esperados aproximadamente 12 mil eleitores, só em Vitória são aguardados cinco mil. O resultado da nova composição da Ordem deve ser anunciado entre 19h e 20h. A votação é por urna eletrônica.
O pleito definirá os membros do Conselho Seccional e de sua Diretoria para o triênio 2016/2018, assim como os Conselheiros Federais, a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e as Diretorias e Conselhos das Subseções.
Três chapas concorrem à nova diretoria. A Voz do Advogado (Chapa 1), que tem à frente Homero Junger Mafra. Muda OAB, A Ordem é de Todos (Chapa 2), que tem como candidata a presidente Santuzza da Costa Pereira. Já na Chapa 3, Uma Nova Ordem, encabeçada por José Carlos Rizk Filho.
advogadosEm Vitória, a urna está disponibilizada no Salão anexo do Alice Vitória Hotel, no Centro. Lá, os três candidatos acompanham a votação, fazem boca de urna, procedimento considerado legal.
Jose Carlos Rizk filho, candidato pela Chapa 3, comentou que ficará no local de votação até o pleito encerrar. “A gente fica aqui até às 17h e pede voto até o final. Vai de salto baixo, mas com muita esperança de ter êxito”.
A candidata pela Chapa 2, Santuza Pereira, também está esperançosa de uma vitória. “As minhas expectativas são as melhores possíveis. Esperamos ao final desse processo que a vitória seja nossa”, acredita.
Homero Junger Mafra, candidato a reeleição pela Chapa 1, avaliou o processo eleitoral como democrático. “Eu acho que o processo eleitoral, é claro que tem certas posturas que não condizem com o que se espera dentro da advocacia, certo patrulhamento ideológico que não cabe em termo de ordem, mas tirando esses fatos, o processo eleitoral foi muito bonito. A votação aqui transcorre numa grande festa. E é isso que a advocacia espera, que advocacia faz, é isso que advocacia constrói”. Sobre o resultado da eleição, ele se diz confiante, mas prefere esperar o resultado das urnas eletrônicas.
“Espero que a eleição ocorra sem maiores problemas como sempre foi. Da nova gestão, espero que ela mude o cenário que está posto hoje. A gente não pode dizer que o que foi feito está ruim ou que administração de modo geral está ruim, mas acho que mudança é sempre bem vinda. Espero que quem vença, seja pela continuidade ou pela oposição, faça um mandato pela valorização da categoria”, disse o advogado Eduardo Amorim.
Estão aptos a votar os advogados que, até o dia 19 de outubro, estavam em situação financeira regular perante a OAB-ES. Aqueles que por algum motivo não puderem votar, inclusive por estar inadimplente, devem encaminhar uma justificativa fundamentada para a Comissão Eleitoral, no prazo de até 15 dias após as eleições. Caso não justifique, o advogado está sujeito a uma pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas