remedio de idosoA unidade de Taquara I, na Serra, criou adesivos do tempo para ajudar os idosos que fazem tratamento a identificarem os remédios e o horário em que precisam tomá-los. Os adesivos têm desenhos de ponteiros do relógio, do sol e da lua, para marcar o período do dia em que as doses devem ser ingeridas, e são entregues junto com as medicações.

Muitos idosos têm dificuldade para tomar remédios de hipertensão e diabetes, principalmente, na hora correta, o que é fundamental para o tratamento.

Em geral, esses pacientes têm dificuldade de leitura, atenção ou memória. A maioria faz parte do grupo de Hiperdia, que acompanha pacientes com essas doenças. Os adesivos também são indicados para pacientes com dificuldades cognitivas ou de visão.

“Os profissionais da unidade perceberam que muitos não respondiam bem às medicações e tinham dificuldade de seguir corretamente os horários, por isso resolvemos fazer os adesivos”, explicou a gestora de Taquara I, Yngrid Pinto.

Informatização
Os pacientes são identificados pelos agentes de saúde ou pelo médico que os atendem. A unidade de Taquara I é informatizada, e, logo que prescrita a receita pelo clínico, o farmacêutico já visualiza no sistema a necessidade do paciente. O usuário já leva o remédio para casa adesivado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *