Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,016

Adaptação escolar

Adaptação escolarEsses dias vi um vídeo de uma influencer capixaba dizendo que tinha deixado o filho de 3 anos pela primeira vez na escolinha e que a criança tinha se despedido dela sem chorar e finalizou dizendo que estava feliz por estar criando um filho independente.

Fiquei com isto na cabeça durante uma semana, pensando, e me questionando onde estaria errando, uma vez que meu filho chora até hoje ao ser deixado na creche em que estuda desde os 6 meses.

Com esta pulga atrás da orelha procurei a psicóloga da creche em buscar de esclarecimentos e ajuda. “Interessante frisar que o fato da criança chorar ou não no processo de adaptação, não significa que ela não esteja bem neste espaço, pois cada criança, em sua singularidade, tem uma forma única de enfrentar as situações adversas, assim os adultos têm o papel fundamental nesse processo. Por isso se faz necessário uma equipe coesa e preparada para recepcionar a criança e a família no ambiente escolar”, Jaqueline Rocha, terapeuta familiar e psicóloga.

Confesso que saí de lá aliviada. Ufa, não há nada de errado com meu filho, com minha educação e ele chorar não significa que ele seja inseguro.

Conversando com outras mães descobri o quanto a adaptação de cada criança varia e que muitas vezes, nós mães, ficamos mais apreensivas que as crianças.

“Minha primeira filha, Joana, entrou na creche com, aproximadamente, 5 meses. Como ela era muito nova, foi bem fácil a adaptação. Na época, a dificuldade foi para mim, que tinha que ir trabalhar e me afastar da minha filha.

Já o Benício começou semana passada. Ele tem 1 ano 5 meses e já entende tudo. Os primeiros dias foram difíceis. Chorou, teve uma certa resistência. No fundo acredito que o choro é mesmo uma forma de se despedir de mim. Ele já assimila bem. Até o ano passado ele ia comigo levar a irmã na creche e voltava para casa. Hoje, ele fica na escolinha. Sinto que ele está gostando desta novidade, o que me deixa mais tranquila. A escola também me dá um apoio bacana, isto não tem preço”, disse a enfermeira Julia Belz Tiberio, 30 anos, mãe de Joana, 3 anos e Benício, 1 ano e 5 meses.

Aneph Reis
Aneph Reis
Aneph Reis é jornalista, adora viajar mundo afora e entrou de cabeça no maior projeto de sua vida: a maternidade! Ela é mãe de Victor, que vem mudando sua vida desde o momento em que descobriu que ele chegaria.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas