Dólar Em baixa
5,204
20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,204

Acusado de ser um dos principais fabricantes de armas do ES é preso

YURI SANTOS SILVA, 27, vulgo SerralheiroUma ação conjunta da Policia Civil e Militar resultou na prisão de dois homens nesta sexta-feira (02) em Vila Velha. Um deles é apontado o fabricante de armas – armeiro – de duas quadrilhas simultaneamente e pode ter fornecido armamento para diversos municípios da Grande Vitória.

Yuri Santos Silva, de 27 anos, era conhecido na região como serralheiro, mas a população desconfiava do trabalho do rapaz, que sempre trabalhava de portas fechadas e sem nenhum tipo de atendimento a clientes. A polícia iniciou as investigações em dezembro de 2017, com base em informações vindas da Grande Terra Vermelha, de um possível fornecedor de armas para duas facções criminosas rivais da região.

Yuri estava sendo ameaçado de morte e precisou se mudar. Consequentemente a polícia perdeu o rastro do acusado e teve conhecimento do novo endereço no bairro Ulisses Guimarães apenas em fevereiro.

Renato Surlo santos, 28Além de Yuri, foi preso também Renato Surlo Santos, 28 anos, acusado de ser o gerente do tráfico e responsável por fazer a entrega do entorpecente vendido na região de Barramares. Ele foi preso e autuado e flagrante por tráfico e associação ao tráfico.

Na serralheria de Yuri foram encontradas armas exatamente iguais às metralhadoras caseiras de calibre 380, que estão sendo apreendidas pela Polícia Militar em diversos municípios da Grande Vitória. Além de munições de calibre 12 e 380, que possivelmente eram usadas como molde para fabricar as armas.

material apreendido3O que mais chamou atenção da polícia, inclusive do perito armeiro que foi ao local, foi encontrar também um maquinário de precisão para serragem fina, similar ao utilizado para a confecção de armas, ou para serralherias que trabalham com peças pequenas, o que não era a especialidade de Yuri.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, delegado Alberto Roque Peres, há indícios de que ele seja um dos principais armeiros do Espírito Santo. “A todo o momento ele diz que não mexe com essa parte de armamento, mas não conseguiu explicar o porquê da munição achada na serralheria dele, nem o fato dele usar o maquinário específico para serralheria de precisão”, conta o delegado.

Influência em todo Estado

Todo o material apreendido será verificado pelo perito que fará a apreciação do material usado por Yuri. A máquina e a técnica de produção serão verificadas, a fim de averiguar se os materiais anteriormente encontrados em outros municípios teriam realmente sido confeccionados por ele.

Já a Delegacia de Armas e Munições fará um mapeamento dos locais onde as metralhadoras foram apreendidas e fazer um levantamento para descobrir se essas armas circulavam apenas na Grande Vitória ou se podem der ido para outros municípios do estado.

A apreensão

Foram realizados hoje sete mandados de busca apreensão, mas apenas Yuri Santos e Renato Surlo foram presos, os outros cinco possíveis integrantes da quadrilha não foram presos, pois não havia provas que incriminassem os mesmos.

Segundo delegado chefe da Polícia Civil, Guilherme Daré, o principal objetivo da ação foi alcançado. “O mais importante agora é conseguir prender esse armeiro que é de fundamental importância de articulação, para que ele não possa continuar fazendo a manutenção dessas armas.”, comenta o delegado que enaltece ação de integração da Policia Civil e Militar.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas