Dólar Em alta
5,243
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,243

Acusado de praticar “Golpe da Locadora” é detido na Serra

João Carlos golde da locadoraA Policia Civil, por meio da Delegacia Especializada Em Crimes De Defraudações E Falsificações, (Defa) cumpriu, no fim da tarde de terça-feira, (21) um mandado de prisão preventiva contra João Carlos Magnoni, de 46 anos, investigado por aplicar o “Golpe da Locadora”. João é acusado de cometer crimes de estelionato, associação criminosa e falsificação de documentos públicos.

O acusado foi detido no estacionamento do condomínio onde reside, no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra, após buscar a filha na escola junto com a esposa. De acordo com a titular da Defa, delegada Rhaiana Bremenkamp, João Carlos já havia sido detido em maio de 2016 por conduzir um veículo clonado no município de Linhares, com várias documentações falsas.

Ainda segundo a delegada, o conhecido ‘Golpe da Locadora’ acontece quando veículos são locados em outros estados, principalmente no Rio de Janeiro e Minas Gerais, próximo a aeroportos, trazidos para o ES e vendido a outras pessoas, normalmente de boa-fé, por meio de documentação falsa.

A delegada explica como foram iniciadas as investigações “Nossa investigação começou no dia 1º de agosto, quando, por meio de uma denuncia anônima, nós conseguimos localizar e recuperar um veículo proveniente do Golpe da Locadora. A partir daí nós começamos a investiga-lo, descobrimos nove vitimas e solicitamos a prisão preventiva, que foi cumprida ontem”.

Nesse inquérito também foram apurados outros tipo de golpes. Três, das nove vitimas já identificadas de Magnoni, compraram um veículo de locadora acreditando que João era proprietário do carro e iria conseguir a documentação, já que se dizia dono de agência de veículos em Minas Gerais. Essas pessoas devolveram os carros na locadora assim que perceberam o golpe e foram até a delegacia registrar ocorrência.

Com outras três vitimas, João agiu diferente: pegou seus carros para vender e não repassou nenhum valor aos donos. Depois disso, os proprietários não conseguiam contato com ele, que trocava de número de celular a cada duas semanas e se mudava de residência a cada mês.

Duas locadoras de veículos também caíram no golpe de João Carlos, mas conseguiram recuperar seus carros. A última vitima foi a pessoa que estava na posse do Jeep Renegade apreendido no dia 1º de agosto, que alegou ter locado o carro do Magnoni, e inclusive, apresentou todos os documentos do carro, dados pelo acusado, e o contrato de locação.

A delegada acredita que muitas vitimas ainda vão aparecer, porque muitas pessoas que adquiriram os veículos de locadora e já devolveram ainda não procuraram a delegacia e por se tratar de veículos novos, modelos 2017/2018, o prejuízo é muito grande.

Rhaiana contou que uma das vitimas pesquisou o nome do acusado na internet e descobriu as passagens dele pela justiça. A delegada dá dicas para quem quer fazer negócios com bens de alto valor “A gente tem que atentar que um veículo é um bem de alto valor, então ele exige uma certa precaução, é muito importante você conhecer com quem está fazendo esse negócio, normalmente fazer com uma loja idônea que vai conseguir garantir a esse bem qualquer problema que apareça depois. Então consulta também o nome no google porque o estelionatário, muitas vezes, é aquele criminosos que reitera esse tipo e crime, vai ter alguma informação, principalmente no site do tribunal de justiça”.

Por Lizandra Amario

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas