Dólar Em baixa
5,235
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,235

Ações terão teste rápido e vacinação contra hepatites virais no mês de julho na Serra

teste rapidoO sétimo mês do ano começou e com ele, a campanha Julho Amarelo, mês em que as equipes de saúde estão voltadas para o combate às hepatites virais. A prefeitura da Serra realizará ao longo desse período uma série de atividades que incluem um fórum, ações em terminal de ônibus e Dia D para vacinação.

A programação começa com o III Fórum Municipal de Hepatites B e C com o tema “Hepatites Virais: A Luta pela Erradicação”. O evento acontece no dia 19, das 13 às 17 horas, na Unidade de Saúde de Boa Vista.

Participam equipes de níveis médio e fundamental da Secretaria de Saúde da Serra, tendo como foco os agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem. Os servidores interessados podem se inscrever até o dia 16, pelo telefone 3338-7010 ou pelo e-mail [email protected].

No dia 27, haverá ação no Terminal de Carapina, das 13 às 16 horas. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará no local realizando testes rápidos, uma forma de identificar as doenças.

A mesma ação se repete no dia 26, na rua Coelho Neto, em Parque Residencial Laranjeiras, próximo à Unidade de Saúde do bairro, e também no dia 27, no Pró-cidadão da Serra, em Portal de Jacaraípe. Em ambos os casos, o horário é das 8 às 11 horas.

Dia D de Vacinação

No dia 10, acontece o Dia D de Vacinação contra a hepatite B, das 8 às 16 horas, em todas as 39 unidades de saúde da Serra. Quem participar deve levar o cartão de vacinação, e está aberto para qualquer idade. É muito importante que as pessoas participam, pois a melhor forma de combater a doença é se protegendo.

Vírus

As hepatites B e C são transmitidas pela relação sexual sem proteção, pela mãe infectada para o filho durante a gravidez, pelo sangue contaminado (transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas – seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), por material de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou por material para confecção de tatuagem e colocação de piercings.

A prefeitura da Serra disponibiliza preservativos em todas as unidades de saúde e também no CTA como forma de prevenção, assim como o teste rápido por meio do qual é possível detectar a hepatite. Nas unidades também é possível realizar o teste laboratorial.

Outra hepatite viral é a causada pelo vírus A. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. A melhor forma de se evitar é melhorando as condições de higiene.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas